Barueri realiza oficinas de Libras e avança na inclusão de pessoas com deficiência auditiva
O mês de setembro concentra datas importantes para as pessoas com deficiência auditiva. No dia 23/09 é comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais, que foi criado para homenagear a Federação Mundial dos Surdos, criada em 1951. Hoje, 26/09, comemora-se o Dia Nacional do Surdo, e Barueri se mostra empenhada em auxiliar esta população através de iniciativas inovadoras que melhoram a qualidade de vida dos portadores de deficiência auditiva e de quem com eles convive.
Por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD, Barueri é referência em romper com as barreiras da comunicação e assume o compromisso de promover a inclusão desta população através da realização de oficinas gratuitas para o ensino de Libras aos munícipes interessados.
“Quando conversei pela primeira vez em Libras com uma colega, eu disse em sinais que estou aprendendo Libras, ela ficou muito emocionada e feliz. Viramos amigas”, conta a ex-aluna da Oficina de Libras, Aparecida Lima, ao relatar que ficava incomodada com o isolamento da colega de academia que era surda. “O curso é maravilhoso, a gente percebe que é possível se comunicar”, elogia.
Além das oficinas, os cidadãos podem contar com a plataforma VLibras, que traduz o conteúdo do site da prefeitura para Libras. Os vídeos produzidos pela equipe de audiovisual da Secretaria de Comunicação contam com a intérprete de Libras Regiane Cristina de Oliveira, que traduz as notícias da cidade para pessoas com surdez.
“Cada sinal tem uma história, um porquê, e isso é encantador. Libras é mais do que um meio de comunicação, aproxima o surdo do mundo ao qual ele tem direito”, diz Regiane. Para ela, a empatia é a chave da boa comunicação. “Se você conhecer um surdo mesmo sem saber Libras, basta dar um sorriso, você pode ter certeza de que ele encontrará uma maneira de te ajudar a se comunicar com ele”, completa a intérprete.
Central de Libras
Recentemente implantada no município, a plataforma on-line da Central de Libras ICOM Libras dispõe de tecnologia para facilitar a comunicação em Libras por meio de uma chamada de vídeo. A plataforma pode ser acessada através de um aplicativo disponível para download, distribuído em 200 pontos da cidade.
Andreza Borges Estevez Batista, 29 anos e moradora de Barueri, elogia a ferramenta. Ela procurou o Departamento de Empregabilidade da SDPD para ser encaminhada às vagas de emprego e pode usar a ICOM Libras para fazer sua primeira entrevista.
“Tudo em Barueri é muito bom, eu sempre uso os serviços, a cidade se preocupa com a inclusão. O ICOM a gente encontra em vários locais da cidade. Já usei quando fui ao hospital. Antes era mais difícil se comunicar. Tudo isso é uma transformação na forma de olhar para o surdo”, relata Andreza.
O idioma de sinais é reconhecido como uma língua própria, que tem escrita e estrutura gramatical. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais só foi legitimada em 2002, pela Lei 10.436, e regulamentada pelo decreto 5.626 em 2005. De acordo com o IBGE (dados de 2022), a população de surdos no Brasil já passa de 10 milhões, razão pela qual o ensino de Libras deve ser cada vez mais incentivado e difundido, para que mais brasileiros tenham qualidade de vida e possam se comunicar melhor.
SDPD – mais informações
Para saber mais sobre todos os serviços disponíveis para pessoas com deficiência, entre em contato com a SDPD, localizada na R. Vereador Isaías Pereira Souto, 175 – Jardim Belval.
Entre em contato por email: [email protected]
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: