Mutirão de cirurgias no Hospital Municipal de Barueri agiliza fila de espera
Após dois anos de pandemia, nos quais a realização dos procedimentos cirúrgicos ficou restrita devido à necessidade de concentração de esforços no atendimento aos pacientes infectados pela Covid-19, o HMB – Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran foca agora em agilizar as cirurgias acumuladas durante este período.
A Prefeitura de Barueri deu início neste mês de setembro a um mutirão para diminuir ainda mais o tempo de espera daqueles pacientes que precisam passar por uma cirurgia. Todos os finais de semana o HMB realiza em torno de 30 procedimentos cirúrgicos, como o de hérnias e retirada de vesícula.
Além do mutirão, muitos pacientes estão sendo encaminhados para os hospitais gerais em cidades vizinhas, uma vez que a Secretaria de Saúde de Barueri também participa do Mutirão das Cirurgias feito pelo governo do Estado de São Paulo. “Estamos trabalhando firme para diminuir o tempo de espera para cirurgias na nossa cidade, que aumentou por causa do período da pandemia”, afirmou o secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho.
De acordo com o levantamento do hospital, no primeiro final de semana do mês foram realizadas 39 cirurgias. No segundo, 24 procedimentos. Estão programados para os próximos finais de semana 30 e 24 cirurgias, respectivamente.
Durante a semana a unidade realiza normalmente as cirurgias regulares e de emergência. Nos finais de semana, mesmo com o mutirão, as cirurgias de emergência também continuam a ser realizadas.
Números de procedimentos no mutirão
O diretor técnico do HMB, Paulo Tierno, destaca que mensalmente são realizados ao todo cerca de 1.200 procedimentos cirúrgicos no hospital. “Após a diminuição das internações por Covid-19, o HMB se deparou com demanda reprimida de outras patologias. Com a ajuda da Prefeitura retomamos o funcionamento pleno das atividades cirúrgicas e estamos fazendo todos os esforços para conseguir atender a alta demanda reprimida”, disse.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: