Campanha de multivacinação é prorrogada até 31/10
A baixa adesão do público-alvo (crianças e adolescentes menores de 15 anos) aos esforços de vacinação em todo o país fez com que a Secretaria de Saúde de Barueri aderisse à prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação até 31/10. Conforme os dados registrados até o final de agosto deste ano, apenas 60% da população foi imunizada adequadamente.
A medida visa oportunizar a atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes, pois só com a imunização massiva da população é possível erradicar algumas doenças ou impedir o retorno de outras, como o sarampo e a poliomielite.
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, alerta que “é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado neste calendário”.
Calendário multivacinação
Estão disponíveis imunizantes como a vacina oral contra a poliomielite (VOP), assim como as demais do calendário nacional, como difteria, tétano, coqueluche, sarampo, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras. Os munícipes podem se vacinar em todas as UBSs da cidade no horário normal de funcionamento: clique aqui para checar os endereços. Para se vacinar, é preciso apresentar a caderneta de vacinação, assim como documento de identificação com foto.
No caso da vacina contra a Covid-19, a dose pode ser administrada de maneira simultânea com as demais ou com qualquer intervalo perante os outros imunizantes. Estão sendo aplicadas doses em todos os públicos preconizados, ou seja, crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos.
Unicef
Um alerta importante sobre a importância da imunização das crianças e adolescentes vem do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. “Vacinas salvam vidas. As doses contra o sarampo evitaram mais de 21 milhões de mortes entre 2000 e 2017. Em 2020, o Brasil registrou mais de 8.400 casos, não só em crianças”, apontou o Unicef.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: