Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue

Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue
Junho Vermelho é o mês destinado a incentivar a doação voluntária de sangue, muito importante para salvar vidas. Foto: Divulgação / Governo de SP.

 

Junho Vermelho é o mês destinado a incentivar a doação voluntária de sangue, muito importante para salvar vidas. Após coletado, esse líquido vermelho e precioso dá suporte a uma série de tratamentos de pacientes que necessitam de transfusão. O mês de junho foi escolhido para realizar a campanha porque em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para destacar a importância da doação, uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Isso porque o sangue doado pode ser fracionado em quatro hemocomponentes:

  • Hemácia;
  • Plasma;
  • Plaquetas;
  • Crioprecipitado.

Todos os tipos de sangue são importantes. Contudo, existem alguns fatores que costumam registrar maior escassez nos estoques dos hemocentros, a exemplo dos sangues O+ e O-. Este último, por exemplo, é o do doador universal (compatível com todos os outros tipos sanguíneos), sendo muito utilizado nas emergências, quando não há tempo hábil de fazer a tipagem no paciente.

Na Pró-Sangue, os estoques de alguns tipos sanguíneos estão em níveis baixos, como no caso do O+, O- e B-, e o tipo A+, que está em alerta. Quando o estoque de um tipo sanguíneo atinge o nível crítico, significa que a quantidade disponível é suficiente para atender à demanda de até dois dias, dependendo do volume solicitado. O banco de sangue é atualizado diariamente, mas os tipos O-, O+ e B- são os que, historicamente, necessitam de mais doações, já que a rotatividade é muito grande, de acordo com a fundação.

 

Junho Vermelho: como doar sangue em Barueri

As cinco unidades de coleta da Pró-Sangue abastecem mais de 80 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo. Em Barueri, o posto de coleta está localizado dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), localizado na Rua Ângela Mirella, 354, andar térreo, no Jardim Barueri, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Entre os requisitos básicos pedidos ao doador estão: 
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento oficial e original com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, CNH)

Para agilizar o atendimento e garantir a vaga, o doador deve agendar o horário pelo site da Pró-Sangue.

Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue
Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Foto: Fernando Foca / Secom Barueri.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui:
https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?