Já ouviu falar em herpes? Entenda as diferenças entre os tipos da doença e como identificá-las

Já ouviu falar em herpes? Entenda as diferenças entre os tipos da doença e como identificá-las
Dra. Patrícia D’Assunção atua em Alphaville há mais de 20 anos, sendo referência quando o assunto é Medicina Diagnóstica em Dermatologia. Foto: Divulgação.

 

O herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela), e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster), e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.

O herpes simplex é uma infecção viral comum, para a qual 99% da população adulta já adquiriu imunidade na infância e na adolescência, tendo infecção subclínica (assintomática) ou um único episódio, obtendo resistência ao vírus para toda a vida.

Os sintomas mais comuns são infecção nos lábios e dentro da boca, especialmente na infância, a chamada estomatite herpética ou primo-infecção pelo herpesvírus, enquanto o herpesvírus 2, em geral, causa lesões nos genitais e pode ser adquirido por via sexual, porém não exclusivamente dessa forma. A infecção pelo herpesvírus 1 e/ou 2 pode ser recorrente, surgindo durante episódios febris por doenças de causas variadas, em mulheres no período perimenstrual e após exposição solar inadequada e sem proteção.

 

Já ouviu falar em herpes? Entenda as diferenças entre os tipos da doença e como identificá-las
Tanto para as suspeitas de herpes quanto para males diversos da pele, a Dra. Patrícia D’Assunção está apta a oferecer diagnósticos seguros e tratamentos eficazes. Foto: Divulgação.

 

Já o herpes zóster é mais comum no idoso e tem origem na reativação do vírus após a primeira ocorrência de varicela. Várias condições estão associadas ao aparecimento do herpes zóster, como baixa imunidade, câncer, trauma local, cirurgias da coluna e sinusite frontal. Os idosos mostram uma diminuição da imunidade ao vírus, o que explica sua maior ocorrência após a quinta década de vida.

A dor é o sintoma mais importante no herpes zóster. Ela costuma preceder o aparecimento das lesões e pode persistir por várias semanas ou meses após a resolução das lesões. A complicação é conhecida por neurite pós-herpética. A característica mais marcante da doença é a distribuição e localização da erupção, que costuma ocorrer do mesmo lado do corpo, não atravessando a linha média. As lesões consistem em vesículas dispostas em trajeto linear, acometendo frequentemente o tronco, a face ou os membros.

 

Já ouviu falar em herpes? Entenda as diferenças entre os tipos da doença e como identificá-las
O herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ) e herpesvírus tipo 1 e tipo 2. Foto: Divulgação.

 

Herpes: a importância do diagnóstico feito por dermatologista para um tratamento correto

Em ambos os casos de herpes, só é possível fazer um tratamento e um acompanhamento correto a partir de um diagnóstico preciso, que deve ser feito por um médico dermatologista em consulta presencial. “O nosso forte é justamente o diagnóstico de patologias crônicas ou pontuais, e é justamente por conta desta expertise que conseguimos oferecer tratamentos assertivos e de qualidade, melhorando os índices de resposta do paciente e de cura dos males apresentados”, diz a Dra. Patrícia D’Assunção, médica dermatologista e responsável técnica da clínica que leva seu nome.

A Dra. Patrícia atua em Alphaville há mais de 20 anos, sendo referência quando o assunto é Medicina Diagnóstica em Dermatologia. Tanto para as suspeitas de herpes quanto para males diversos da pele, sua clínica está apta a oferecer diagnósticos seguros e tratamentos eficazes que melhoram a qualidade de vida de quem se trata por lá.

 

Dra. Patrícia D’Assunção – CRM 116426

Avenida Cauaxi, 293, sala 2.719 – Edifício Alpha Green Business Tower – Alphaville – Barueri, SP
Tel.: (11) 4195-2089 (emergências)
WhatsApp: (11) 94798-5262 (informações e agendamentos)
www.patriciadassuncao.com.br
Instagram @patriciadassuncao.dermato
Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h30 às 17h; e às sextas-feiras, das 8h30 às 12h

 

Já ouviu falar em herpes? Entenda as diferenças entre os tipos da doença e como identificá-las
Dra. Patrícia D’Assunção atende de segunda a sexta-feira, em Alphaville. Foto: Divulgação.

 

#publi

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui:
https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?