Febre amarela: SP convoca população para se vacinar

Febre amarela: SP convoca população para se vacinar
Vacinação é a principal forma de prevenção contra a febre amarela. Foto: Governo de SP/Divulgação.

 

Após a confirmação de um caso de febre amarela em primata não humano em região de mata no município de Osasco, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está solicitando que a população não vacinada contra a doença procure os postos de saúde para receber a imunização.

A SES está em tratativas com o Ministério da Saúde para receber 6 milhões de doses do imunizante para atender à população não vacinada, incluindo a região metropolitana. “A vacinação é a principal forma de prevenção, por isso, estamos adotando medidas junto aos municípios e, também, iniciando uma campanha de conscientização para que a população não vacinada procure uma unidade de saúde e receba o imunizante”, reforçou Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD/SES).

O órgão federal enviou 300 mil doses do imunizante na última semana para São Paulo e informou que, nesta semana, enviará mais um milhão de doses. Até o momento, foram confirmados nove casos em humanos, sendo um importado, além de cinco óbitos. Quatro casos têm como local provável de infecção o município de Socorro, dois ocorreram em Joanópolis, um em Tuiuti, um segue em investigação e, no caso importado, a infecção aconteceu em Itapeva, Minas Gerais. Todos os pacientes não estavam vacinados.

O Estado confirmou, ainda, 25 casos de febre amarela em primatas não humanos, sendo:

  • 20 em Ribeirão Preto;
  • 1 em Pinhalzinho;
  • 1 em Socorro;
  • 1 em Colin;
  • 1 em Campinas;
  • 1 em Osasco.

A SES destaca que os macacos não transmitem a doença, já que a transmissão do vírus se dá pela picada de mosquito silvestre infectado. Caso alguém identifique macacos mortos na região onde vive ou está, deve informar imediatamente às autoridades sanitárias do município, de preferência, diretamente para a vigilância ou controle de zoonoses.

 

Vacinação contra febre amarela

Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses:

  • 1ª dose aos 9 meses;
  • 2ª dose aos 4 anos.

Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é dose única.

A meta é atingir 95% de cobertura vacinal. Atualmente, a cobertura de São Paulo é de 80%.

 A vacina contra a febre amarela integra o calendário de vacinação e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado.

Os sintomas iniciais da febre amarela são:

  • Início súbito de febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo em geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga;
  • Fraqueza.

 

Mais sobre a febre amarela
Como a febre amarela é transmitida?

A febre amarela é transmitida por mosquitos infectados pelo vírus e apresenta dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. No ciclo silvestre, os principais vetores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

Os primatas não humanos atuam como hospedeiros amplificadores do vírus e também são vítimas da doença, assim como os seres humanos, que, nesse ciclo, são considerados hospedeiros acidentais. No ciclo urbano, a transmissão ocorre pelo Aedes aegypti, caso esteja infectado. No entanto, não há registros de febre amarela urbana no Brasil desde 1940.

 

Qual o tratamento da febre amarela?

O tratamento da febre amarela é apenas sintomático, com assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso. Nas formas graves da doença, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. A automedicação deve ser evitada, já que o uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar a doença.

 

Para que serve o Certificado Internacional de febre amarela?

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacina da febre amarela. Ele é necessário porque alguns países exigem a vacinação e comprovação para a entrada em seu território.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) atualiza regularmente em seu portal os países que exigem o documento. A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida.

 

Febre amarela: SP convoca população para se vacinar
A meta é atingir 95% de cobertura vacinal – atualmente, a cobertura do estado é de 80%. Foto: Governo de SP.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui:
https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?