Estado de SP ultrapassa 5 milhões de doses adicionais aplicadas contra Covid-19

aplicação vacina covid-19
Foto: Canva

O Estado de São Paulo ultrapassou na última sexta-feira, 3, a marca de 5 milhões de doses adicionais da vacina contra Covid-19 aplicadas. Até o momento de publicação desta matéria, o Vacinômetro havia registrado o total de 78.761.427 de doses aplicadas em toda a campanha. Desse número, 37.879.613 doses são referentes à aplicação da primeira dose, 34.312.753 da segunda, 1.175.109 da dose única e 5.393.952 doses de reforço aplicadas. Na quinta-feira, 2, o Governo de São Paulo anunciou a redução de 5 para 4 meses no intervalo de aplicação da terceira dose da vacina de Covid-19 no estado de São Paulo. A medida foi uma recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.

Segundo informações do governo estadual, cerca de 3,8 milhões de pessoas ainda não compareceram para tomar a segunda dose da vacina de Covid-19 e ressaltou a necessidade de que busquem oposto de saúde mais próximo de sua residência para se imunizar.

Para completar o esquema vacinal contra Covid-19, são necessárias duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas). Caso o prazo seja ultrapassado, a pessoa precisa procurar um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização.

Os imunizados com a dose única da Janssen poderão receber a dose adicional do mesmo imunizante com intervalo a partir de 2 meses. No entanto, na ausência da vacina da Janssen, é possível ser administrada uma dose adicional da Pfizer (vacina de RNA mensageiro). O governo informou que o estado de São Paulo está com falta dessa vacina porque o Ministério da Saúde não disponibilizou doses adicionais do imunizante.

O Governo de São Paulo reforçou que apoia a ação de vacinação com o envio de mensagem via SMS e por e-mail à população para lembrar a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação do imunizante. No entanto, reforça que as prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados.

Na Grande São Paulo, a cidade de Barueri permanece com o polo de Centro de Eventos, localizado na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, que funciona de domingo a domingo, inclusive aos feriados. Também é possível se vacinar em algumas das 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 10h às 16h. Não há necessidade de agendamento prévio.

Em Osasco também não há necessidade de agendamento prévio para se vacinar nas UBSs. Até o dia 22 deste mês, a prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar a vacina contra a Covid-19 nos shoppings da cidade. São eles: Osasco Plaza Shopping (localizado na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81, centro), Super Shopping (localizado na Avenida dos Autonomistas, 1828, Industrial Autonomistas e Shopping União (localizado  na Avenida dos Autonomistas, 1400, Vila Yara). Os postos volantes estão atendendo 1ª, 2ª e 3ª dose e funcionam das 14h às 21h, inclusive aos sábados e domingos.

A prefeitura de Santana de Parnaíba informou que já deu início à aplicação da dose de reforço contra Covid-19 em pessoas acima de 18 anos, que já tenham tomado a segunda há 5 meses ou mais. A vacinação será programada conforme a chegada das doses por parte dos governos federal e estadual. A Secretaria de Saúde de Santana de Parnaíba informa que não é necessário que os moradores realizem novamente o cadastro e que a população alvo será convocada automaticamente sendo comunicada sobre a data e horário por meio de e-mail ou via SMS. Ressaltou ainda que quem não tomou nenhuma ou apenas uma das doses e está no grupo apto para receber a vacina, precisa procurar a UBS mais próxima portando RG, CPF e Carteira de Vacinação.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *