Doença Renal Crônica: março é mês de conscientização para tutores de pets
Você já ouviu falar em Doença Renal Crônica – DRC? Trata-se de uma condição que não tem cura que progride de forma lenta e irreversível, atingindo cerca de um a cada três gatos e um a cada dez cães ao longo da vida. O “Março Amarelo” é o mês para conscientização da doença no país.
Confira os sinais clínicos mais comuns da DRC:
- Diminuição do apetite
- Emagrecimento
- Vômitos
- Diarréia
- Aumento do volume de urina
- Aumento da ingestão de água
- Perda da vitalidade
“O diagnóstico envolve a avaliação clínica do paciente, bem como a realização de exames complementares para confirmar a existência de doença renal, principalmente em seus estágios iniciais em que os sintomas não são tão evidentes”, explica a médica-veterinária Priscila Rizelo.
Doença Renal Crônica: tratamentos proporcionam maior qualidade de vida aos pets adoecidos
Os avanços da medicina veterinária contribuíram para que o tratamento da doença ajude a minimizar as consequências metabólicas que ocorrem no organismo do pet, com o objetivo de promover qualidade de vida ao paciente e retardar a progressão da doença. Ainda assim, manter a rotina de avaliação clínica do animalzinho é fundamental para detectar estas e outras doenças ainda em estágio inicial.
O pet com DRC vai precisar de mudanças em sua dieta. “A nutrição é ponto-chave no tratamento da doença, pois, apesar de seu caráter irreversível, a progressão da lesão renal e os sinais clínicos que debilitam o paciente podem ser minimizados pelas modificações dietéticas. A ingestão adequada de nutrientes fornece suporte à função renal, ajuda a minimizar efeitos negativos da uremia; além de contribuir para a adequada ingestão de calorias e manutenção do peso”, completa Priscila.
(Fonte: Royal Canin Brasil)
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/