Covid-19: com alta de novos casos, Barueri volta a recomendar uso de máscaras; saiba onde buscar testes na rede municipal

Covid-19: com alta de novos casos, Barueri volta a recomendar uso de máscaras; saiba onde buscar testes na rede municipal
Foto: Ricardo Santos / Secom

O Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho (DTMST), da Secretaria de Administração de Barueri, publicou no último dia 7 uma instrução normativa recomendando a utilização de máscaras em todos os estabelecimentos públicos municipais.

A recomendação ocorre após o aumento significativo de novos casos de infecção pelo novo coronavírus nas últimas semanas e é válida para toda a população, agentes públicos e prestadores de serviços.

Onde encontrar testes para detecção de Covid-19 na rede municipal

A procura pelo teste rápido de antígeno para detecção da Covid-19 tem sido grande. Todos aqueles com suspeita de contaminação podem fazer o teste na rede municipal de saúde gratuitamente, mas devem ser submetidos à avaliação clínica prévia.

Os testes rápidos para antígeno podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nos prontos-socorros de Barueri, desde que a pessoa esteja com sintomas e haja indicação médica. Ao chegar na unidade, a pessoa passa pela triagem e, conforme avaliação clínica, é encaminhada ao teste. Se der positivo, automaticamente é encaminhada ao médico para tratamento.

Para os casos com sintomas considerados leves, o teste pode ser agendado pelo aplicativo “Saúde Barueri”.

 

Prioridades

Na Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), a prioridade para os testes rápidos vai para os grupos de risco com síndrome gripal, que são pacientes com comorbidades, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, a população em situação de rua e também as crianças de até 13 anos.

A maior vantagem do teste antígeno para detecção da Covid-19 é a rapidez no resultado, que pode ser obtido em cerca de 15 minutos. No entanto, este tipo de testagem é mais confiável se feita naquelas pessoas com sintomas da doença – tosse seca e persistente, febre acima de 38º C, cansaço excessivo, dor muscular generalizada, dor de cabeça, garganta inflamada, coriza ou nariz entupido, perda de gosto ou olfato e desarranjos intestinais.


Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.