Banco de Leite do HMB recebe doações e tem serviço de coleta

Banco de Leite HMB Barueri
Foto: Minnie Zhou/ Unsplash

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran – HMB conta com um banco de leite materno para atender à população da cidade. A doação salva vidas e é de suma importância para mães e bebês que enfrentam dificuldades no período de amamentação.

Toda mulher que amamenta pode doar: é só comparecer ao HMB para fazer um cadastro e o exame de sangue, que visa atestar a saúde da mãe. Depois, a doadora poderá retirar o leite em casa, armazenar em vidro esterilizado com tampa de plástico, de acordo com as orientações recebidas nessa primeira visita.

“O leite humano, como fator imunológico, diminui os riscos de doenças alérgicas, de desnutrição, diarreia, pneumonia, infecção de ouvido e até meningite. E a melhor forma de incentivo à doação é pensar nesses benefícios, especialmente para nossas crianças prematuras extremas, que podem ter melhora significativa da imunidade ao se alimentarem com o leite humano”, explica Ketty Maciel, pediatra responsável pelo Banco. Ela reforça que o aleitamento também pode prevenir obesidade infantil, diabetes e hipertensão.

A produção de leite depende do esvaziamento da mama, ou seja, quanto mais amamentar e doar, mais leite será produzido pelo organismo da doadora. Toda doação, independente da quantidade, é bem-vinda.

“Neste momento, com um litro de leite, nós conseguimos atender cerca de sete bebês. Só que essa quantidade varia de acordo com a prescrição médica de cada paciente e também com a evolução do quadro. Por exemplo, um recém-nascido pode receber 1 ml de leite a cada três horas, ou seja, em um dia, ele consome 8 ml. E no dia seguinte, ele passa a receber 2 ml, então, são 16 ml no total”, esclarece Priscila Zanotte, nutricionista do Banco. Vale destacar que apesar de o consumo ser pequeno, a frequência é alta, já que o leite é oferecido cerca de oito vezes ao dia.

“Hoje eu faço campanha para outras mães doarem! E se eu tiver mais um filho, vou doar de novo”, conta Elaine Lima, que conheceu o banco de leite do HMB e percebeu sua relevância quando seu filho, Isaque, nasceu prematuro e precisou ficar por quase dois meses na UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, sem poder mamar no seio e recebendo leite proveniente do banco.

Atendimento Banco de Leite

É importante destacar que diante de qualquer dificuldade ou dúvida, o Banco de Leite possui uma equipe disposta a ajudar e orientar em todas as etapas da doação, desde a retirada do leite até o armazenamento adequado. O leite é coletado na casa da doadora, através de um sistema oferecido pelo próprio HMB.

As interessadas podem comparecer ao Banco de Leite do HMB – R. Angela Mirella, 354, 6o. andar – Vl. Dom José. Para mais informações, podem entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3269 ou pelo e-mail [email protected] .

Banco de Leite HMB Barueri
Foto: Arquivo Secom

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?