São Paulo 2022: exposições confirmadas para o ano

Exposições_SãoPaulo_2022
Foto: Krakow – Pixabay

Fonte: Viagem e Turismo – Abril  

Após alguns anos reclusos e isolados, os moradores da capital paulistana, assim como no mundo, estão voltando a se movimentar aos poucos. E, nada melhor como programar passeios dentro da agenda cultural paulista, que promete ser bem agitada em 2022.  

Este ano, a Semana de Arte Moderna de 1922, marco dentro da arte brasileira, completa 100 anos e, para comemorar, espaços como o Museu da Imagem e do Som, o Museu de Arte Moderna e o Catavento Cultural estão preparando uma programação especial. Além disso, o Bicentenário da Independência será celebrado com a reinauguração do Museu do Ipiranga, que acompanhará a abertura de outros dois museus e uma expansão.  

Abaixo acompanhe todas as novidades na agenda cultural da capital paulistana:  

Renascimento 

Realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), no jardim da Casa Das Rosas, acontece a instalação inédita do artista plástico Siron Franco. Composta por 365 manequins suspensos, a obra celebra a vida e a esperança de superação do Covid-19, além de homenagear as vítimas da pandemia e os profissionais da saúde. 

Onde? Casa das Rosas – Av. Paulista, 37 – Paraíso. 

Quando? 15 de janeiro de 2022 a 20 de março de 2022. 

Horário? Todos os dias, das 07h às 22h. 

Entrada gratuita. 

Classificação livre. 

 

Samson Flexor: além do moderno 

Conhecido como um dos pioneiros da abstração no Brasil e que participou ativamente da renovação das artes visuais do país na década de 1950, o pintor Samson Flexor, ganha espaço para falarmos sobre o desenvolvimento das suas obras, após essa data de tanto sucesso, que são pouco faladas. A exposição em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo se destaca por ser a primeira a focar na obra de Flexor, a partir de 1957.  

Para mais informações sobre essa exposição basta acessar a postagem do Museu.  

Onde? Museu de Arte Moderna de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana.  

Quando? 22 de janeiro a 26 de junho de 2022.  

 

Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade  

Com curadoria de Emanoel Araújo, a mostra do Museu Afro Brasil traz grandes pinturas provenientes de igrejas das cidades de Itu e São Paulo, onde o padre e artista Jesuíno do Monte Carmelo exerceu seu ofício de pintor, músico e compositor. A pesquisa sobre as pinturas das igrejas e conventos da cidade de Itu foi uma das últimas de Mário de Andrade, que estudava esses dos séculos XVIII e XIX.  

Onde? Museu Afro Brasil – Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana. 

Quando? 25 de janeiro a julho de 2022.  

 

Portinari para Todos 

No MIS Experience serão instalados recursos sonoros e audiovisuais para proporcionar uma experiência imersiva no universo do artista Cândido Portinari. A amostra será dividida em três amostras expositivas. A primeira terá sete instalações interativas; a segunda será uma sala com telões para “entrar” nos quadros; e a terceira contextualizará o acervo de Portinari com a cultura e história do país. 

Mais informações podem ser conferidas no Instagram do local 

Onde? MIS Experience – R. Vladimir Herzog, 75 – Água Branca 

Quando? De 01 de janeiro a 30 de junho 

 

O Ateliê de Brecheret 

No início do século 20, Brecheret teve seu ateliê de esculturas instalado no Palácio das Indústrias, a atual sede do Museu Caravento. O local apresentará a vida e obra do escultor modernista, em comemoração ao centenário da Semana da Arte Moderna de 22.  

Brecheret é autor de grandes obras do moderno nacional como o Monumento dos Bandeirantes, em São Paulo.  

Onde? Museu Catavento Cultural – Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II. 

Quando? 10 de fevereiro a 31 de março de 2022.  

 

Foto: Dornicke Lucas B – Pixabay

Volpi popular 

O MASP está realizando uma série de exposições sobre artistas modernistas brasileiros do século passado. A terceira mostra que acontece no local, gira em torno de Alfredo Volpi, cuja pintura mescla tradições modernas e populares. Os temas das obras incluem trabalho artesanal, festas populares, religiosidade e fachadas da arquitetura colonial e vernacular brasileira.  

Para mais informações sobre a sequência de exposições confira o twitter do museu. 

Onde? MASP – Av. Paulista, 1578 – Bela Vista. 

Quando? 25 de fevereiro a 5 de junho de 2022.  

 

Beyond Van Gogh 

Depois de passar por diversos lugares nos Estados Unidos, Canadá, Chile e Porto Rico, a exposição imersiva “Beyond Van Gogh” chega ao Morumbi Shopping em março. A experiência apresenta mais de 300 obras do artista holandês, que ganham vida e fluidez diante dos olhos dos visitantes graças a projeções. As imagens se mesclam com jogos de cor, luz, música e formas para fazer o público se sentir dentro das obras. Em julho, a instalação seguirá para Brasília.   

Onde? Morumbi Shopping – Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Santo Amaro. 

Quando? 17 de março a 3 de julho de 2022 (os ingressos já estão disponíveis no site Live Pass).  

 

Adriana Varejão 

A Pinacoteca de São Paulo confirma um de seus maiores nomes para a temporada de 2022 e é o da carioca Adriana Varejão. Serão expostos cerca de 60 trabalhos, entre esculturas e pinturas das diferentes fases da artista, dentro do Octógono e sete salas do museu para um mostra individual. Além de Varejão, a instituição receberá obras de Jonathas de Andrade, Lenora de Barros e Ayrson Heráclito, Georgia O’Keefe, Edward Hopper e Andy Warhol no segundo semestre.   

Onde? Pina Luz – Praça da Luz, 2 – Luz. 

Quando? 26 de março a 1 de agosto de 2022.  

Confira também as estreias no cinema dessa semana.

*Datas, horários e preços sujeitos a mudanças. Consulte sempre a programação no site dos responsáveis pelos eventos.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.