Santana de Parnaíba prioriza segurança com ações da GCM

Santana de Parnaíba, SP, tem priorizado a segurança no município. Para manter a cidade com índices de criminalidade reduzidos, a prefeitura mobiliza o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) para atividades de monitoramento, prevenção e combate ao crime.
Exemplo disso é a Operação Cidade Segura, que foi realizada nos bairros de Alphaville, Fazendinha e Parque Santana no dia 16 de janeiro. Com efetivo de cerca de 80 guardas e 20 viaturas, a GCM fez abordagens e bloqueios em pontos estratégicos com o objetivo de localizar veículos roubados ou furtados, possíveis foragidos, armas ilegais, drogas ilícitas e outras irregularidades. A operação mobilizou a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), o Grupamento Tático Móvel (GTM) e o Canil da GCM.
Além disso, Santana de Parnaíba está aprimorando seu sistema de monitoramento por câmeras e intensificou as rondas ostensivas por toda a cidade. Uma dessas ações culminou com a prisão de suspeitos e recuperação de bens roubados em um assalto com reféns em Alphaville no início do ano.
Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), a resolutividade da GCM em casos como esse tem relação com o treinamento constante que o efetivo passa, bem como o investimento da prefeitura em equipamentos modernos e serviços de inteligência que monitoram o município em tempo real. Essas características fazem de Santana de Parnaíba uma das cidades mais seguras da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com indicadores oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP).
Smart+ Santana de Parnaíba
Para continuar se destacando na área da segurança, a cidade investe em tecnologia. De acordo com a SMSU, Santana de Parnaíba possui 2,5 mil câmeras em operação. Dessas, 112 são câmeras analíticas para reconhecimento facial e de placas, que devem ser integradas em breve ao programa Muralha Paulista, da SSP-SP. O total de câmeras mantidas pela prefeitura deve chegar a 3,5 mil nos próximos meses, por meio do sistema Smart+ Santana de Parnaíba, que está sendo implementado.
O sistema ainda pode incorporar câmeras de condomínios, residências e comércio, que estejam em vias públicas ou em controle de acesso. Com isso, a prefeitura espera fazer o monitoramento de pelo menos 5 mil câmeras. A gestão vai publicar em breve um chamamento público convidando os munícipes que queiram cadastrar suas câmeras no sistema da prefeitura. Entre as vantagens, estão a possibilidade de atender de forma mais ágil as ocorrências e o compartilhamento de informações para se chegar a suspeitos de crimes.
Contratação de mais guardas
Essas ações também envolvem recursos humanos. Por isso, a prefeitura prevê a contratação de mais profissionais nos próximos meses. Com um efetivo de 378 guardas, convocará mais 75 aprovados em concurso público, o que representará um aumento de quase 20% no efetivo. Aliado ao treinamento constante e à modernização da frota e equipamentos, com mais guardas, a GCM vai ampliar sua capacidade de atendimento e aprimorar sua estratégia de segurança.
Nova sede para a GCM
Outro investimento significativo da prefeitura na segurança é a construção da nova sede da GCM, localizada na Estrada dos Romeiros, próximo da Barragem Edgard de Souza. A estrutura tem aproximadamente 4 mil metros quadrados e contará com salas administrativas e operacionais, academia, sala de defesa pessoal, refeitório, área de higienização de viaturas, estacionamento para 165 veículos, estande de tiro, quadra poliesportiva e espaço para o canil.
A obra está em fase final de execução e a previsão é inaugurar a nova sede no mês de março de 2026.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

