Qual é o seu nível de consciência?

Segundo artigo da Série Níveis de Consciência

O que são os níveis de consciência e como podemos compreendê-los?

Dr. David Hawkins, médico psiquiatra, pesquisador e professor espiritual, se dedicou a realizar estudos que mostram que são nossas emoções negativas que nos levam ao sofrimento.

E, como saber quais são essas emoções, como reconhecê-las? Por meio do entendimento dos níveis de consciência humanos.

As pessoas podem dizer, demonstrar e até mesmo acreditar que são felizes, mas podem estar repletas de emoções negativas como: medos, ansiedades, inseguranças, irritações, indignações, raivas, intolerâncias, exaltações, autocríticas, culpas, vergonhas, tristezas, vaidades, arrogâncias, invejas, negligências e desejos.

Todas essas emoções podem ser ditas como níveis de consciência de sofrimento. Segundo uma pesquisa realizada pelo Dr. Hawkins, 78% da população é, em média, de 1% a 22% feliz durante períodos de sua vida. O tempo restante de suas vidas estão envolvidas com emoções negativas que foram descritas acima.

O que caracteriza os níveis de consciência negativos?
São pessoas que na maioria de seus dias:

– Têm mais pensamentos e sentimentos negativos que positivos;

– Não reconhecem a necessidade de conhecer melhor a si próprios;

– Acreditam que a fonte de felicidade está fora delas: bens materiais, pessoas, entretenimento, lugares, comidas, finais de semana, trabalhar duro;

– Criam a expectativa de que algo externo traz alegria;

– Quando conquistam essas “coisas externas” sentem-se frustrados;

– Não admitem ou não se permitem errar e quando acontece, culpabilizam algo externo, não assumindo a própria responsabilidade pelo que ocorre em suas vidas;

– A frustração pelo erro também pode trazer a culpa interna por se achar incapaz, ou seja, autojulgamento.

A condição básica do ser humano que é experenciar a vida é esquecida por aqueles que vivenciam níveis de consciência negativos. Os erros não são vistos como oportunidades de aprendizado que podem fazê-los crescer.

Esse entendimento leva ao sentimento de escassez e passa-se a acreditar que a carência e sentimento de ausência de felicidade, serão supridos por aquilo que está fora de si (atenção, reconhecimento, conquistas, bens materiais, etc). O egoísmo evidencia-se.

E os níveis de consciência positivos, como se caracterizam?
Quando se conecta mais com emoções positivas, a energia positiva de construir para si e para o mundo torna-se presente. Isso é que possibilita um salto quântico de felicidade. Segundo a pesquisa, essas pessoas passam de 22% para 55%, podendo chegar até 75% de felicidade e serenidade interna em seu dia a dia. Hoje, no mundo, temos uma média de 15% das pessoas com esses estados de consciência.

As principais emoções presentes nesse estágio são:

– Coragem;

– Neutralidade;

– Disposição;

– Aceitação;

– Desapego de resultados;

– Entendimento sobre abundância;

– Perdão;

– Entusiasmo.

Aqueles que vivenciam essas emoções evidenciam o seu próprio bem-estar e o bem-estar do próximo. São vistas como pessoas de sucesso profissional, pessoal, relacional, etc. São pessoas que buscam evolução consciente, autoconhecimento e autodomínio.

O nível de consciência da Razão
Apenas 4% da população se encontra nesse nível. Elas aprenderam a abstrair suas emoções positivas e negativas na maior parte do tempo de seu dia. Sua análise da realidade foca no que está por trás dos acontecimentos, e por isso não julgam pessoas e acontecimentos a esmo. Não, isso não é frieza. É a capacidade de escolher com qual emoção querem se envolver.

Segundo Dr. Hawkins, a ciência está localizada nesse nível e também é o nível dos gênios, muitos dos ganhadores de prêmios Nobel.

O que têm de diferente? É a capacidade de entender que, por sermos pessoas racionais, devemos usar nossa razão para extrair os sentimentos ao invés de canalizá-los em julgamentos, opiniões e posicionamentos, que são sempre subjetivos.

A interpretação dos fatos é a base da Razão. Existe uma percepção de se viver em melhor performance, em alta performance por existir um equilíbrio constante e harmonia nas emoções.

E a razão é o último nível de consciência humana?
Não, ainda existe uma pequena parcela da sociedade, mais precisamente entre 3% a 4%, que atinge um estágio de experiência que entende o além-mente. Dentro da ciência, alguns físicos quânticos conseguiram explicar algumas variáveis sobre o assunto.

São pessoas que priorizam o servir ao bem maior, se doam a algo maior ao invés de atender às suas necessidades pessoais e prazeres de curto prazo.

É um estado onde Se É Amor, onde se preza pela harmonia, paz, acordo, não julgamento, não resistência, desapego, misericórdia, generosidade e bondade.

O objetivo das pessoas que vivenciam esse estado é desenvolver uma sociedade mais harmônica e colaborativa, servindo através do amor, da compreensão, da aceitação de cada pessoa como é.

Suas realizações não estão circunscritas ao ambiente ou contexto para servirem. Servem a todo momento, em todos os lugares, a todas as pessoas, ativamente ou silenciosamente, dependendo do que cada situação exige em sua particularidade. O nível de felicidade dessas pessoas pode chegar a 89% e mais raramente a 100%.

E quais são os outros níveis de consciência?
Publicaremos uma série de artigos detalhadas sobre cada um dos níveis de consciência, falando sobre como se é possível acessar esses níveis.

Acompanhando esses artigos é possível compreender o porquê da forma como cada pessoa age e a partir disso é possível trocarmos a condenação por compreensão em diversas situações, das mais complexas as mais simples como:

– Irritação no trânsito;

– Conflitos no trabalho e familiares;

– Tristeza na perda de coisas materiais;

– Ansiedade de chegar o próximo dia;

– Preocupações por estar atrasado;

– Autocrítica.

E o que isso agrega? É dessa forma que passamos a nos conhecer melhor e a evoluir nosso Ser.

A Pandora Treinamentos é sua aliada nesse caminho, trazendo ferramentas que auxiliam nesta jornada, ampliando sua consciência e minimizando o sofrimento.

Uma dessas formas é o trabalho que fizemos com a tradução exclusiva dos livros do Dr. David Hawkins que contêm esses estudos e nos possibilitam compreender cada um desses níveis de consciência.

Nossa primeira sugestão para você é a leitura do livro “Poder vs Força”, que você pode encontrar na Loja Pandora Online.

Que todos os seres sejam felizes.

Gratidão.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *