Programa do IR 2021 mostra data errada para pagar imposto; veja o que fazer

O programa do Imposto de Renda 2021 está gerando o documento para pagamento do imposto (Darf) com data errada de vencimento: 30/4, em vez de 31/5. A data mudou depois que a Receita Federal adiou a entrega da declaração para 31/5.

Tanto o prazo de entrega da declaração como o vencimento da cota única ou da primeira parcela do imposto foram prorrogados até 31/5. A mudança de data consta da Instrução Normativa 2020 da Receita, divulgada em 9/4. Portanto, não há multa para quem pagar o imposto após 30/4 e até 31/5.

Como gerar novo Darf com a data correta de vencimento
A Receita diz que o problema está ocorrendo na versão 1.2 do programa, que será atualizado automaticamente até 2/5. Para consultar a versão do IR 2021 instalada no seu computador, basta olhar para o canto direito superior da tela do programa.

Se você já tinha gerado o Darf com data de vencimento de 30/4, mas ainda não pagou no banco, a Receita Federal orienta a imprimir de novo.

Segundo a Receita, após a atualização do programa do IR 2021, o contribuinte poderá imprimir novamente o Darf com a nova data de vencimento da parcela única ou primeira parcela: 31/5. Para imprimir o Darf, selecione o menu “Imprimir” no menu do lado esquerdo da tela do programa. Em seguida clique em “Darf do IRPF”.

No caso das pessoas que já enviaram a declaração e optaram por colocar o pagamento da primeira parcela ou parcela única em débito automático, não há necessidade de enviar a declaração novamente. A alteração da data de vencimento para 31/5 será feita automaticamente no banco que o contribuinte indicou na declaração para débito do imposto.

Fonte: Uol

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *