Prefeituras tomam novas medidas de combate ao coronavírus

barueri

Nesta semana as prefeituras de Barueri e de Santana de Parnaíba se pronunciaram sobre as últimas medidas para combater o coronavírus, dentre elas o fechamento do comércio e a higienização de locais públicos. Confira mais detalhes:

Barueri
Para conter a rápida propagação do coronavírus, Barueri suspendeu o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e de serviços na cidade desde o dia 22/3. O decreto vale por 15 dias, mas o prazo pode ser prorrogado de acordo com as condições epidemiológicas. Segundo a legislação, não podem funcionar comércios, serviços em geral, conveniências, hotéis e motéis, shoppings, clubes e academias. Bares, restaurantes e pizzarias podem funcionar apenas para delivery. Quem notar algum estabelecimento descumprindo a regulamentação pode denunciar pelos telefones (11) 4199-1400 e o 153.

No dia 23/3, a prefeitura iniciou a higienização e desinfecção de locais públicos e pontos estratégicos de grande movimentação e utilização, tais como terminais e plataformas de ônibus e acessos ao Boulevard e Ganha Tempo, e serão extensivas também aos pontos de ônibus, inclusive em Alphaville e Tamboré, além de plataformas instaladas em frente aos principais shoppings e Hospital Municipal de Barueri Francisco Moran. A ação tem sido feita no período noturno, após às 22h, com a utilização de Peroxy Riccel, um desinfetante hospitalar e limpador sem odor e corante, compatível com o meio ambiente e registrado na Anvisa.

Também no início da semana, as salas de aulas amanheceram vazias nas 110 escolas da rede de ensino de Barueri. Até o final das determinações de isolamento social, as escolas permanecerão fechadas, mas a gestão da Secretaria de Educação e setores essenciais seguem monitorando e planejando ações para o retorno das atividades. Mesmo em casa, os professores seguem alimentando as plataformas tecnológicas com conteúdo pedagógico para que os alunos possam seguir estudando. Além disso, os alunos têm acesso a matérias nas plataformas Google Sala de Aula, Khan Academy, Mentes Notáveis e Arkos.

A cidade adaptou todas as 19 Unidades Básicas de Saúde para dar mais a assistência aos pacientes com sintomas relacionados ao novo coronavírus durante seus horários de funcionamento. O plano de contingência forçou o adiamento de consultas e exames de baixa complexidade nas UBSs, garantindo apenas o atendimento de pacientes sintomáticos para a COVID-19 e também casos prioritários, como gestantes e pessoas com doenças crônicas graves. Sobre os leitos para pacientes com a doença, o prefeito Rubens Furlan explicou que quase 150 leitos já foram criados e que o número deve chegar a 200.

Mais informações: www.barueri.sp.gov.br


Santana de Parnaíba
Como uma das medidas adotadas para evitar o avanço do novo coronavírus no município, a prefeitura iniciou nesta semana os trabalhos de desinfecção nos espaços públicos, com uma solução química a base de cloro. O composto elimina microrganismos patogênicos, ou seja, aqueles que podem causar doenças, incluindo bactérias e o vírus causador da covid-19.

A medida adotada abrange, até o momento, ambientes como o Terminal Rodoviário, o Hospital e Maternidade Santa Ana, o Pronto Socorro Infantil e os pontos de ônibus. A ação tem início a partir das 22h30. Segundo a Secretaria de Serviços Municipais, o trabalho vai ocorrer enquanto houver necessidade.

Na última semana, a prefeitura também fez alguns decretos que visam à preservação da saúde e bem-estar da população. Algumas delas são:

– Designação de 10 milhões de reais para a pasta da Saúde;

– Criação de 48 novos leitos para tratamento de pessoas com problemas respiratórios grave;

– Antecipação do pagamento do 13º salário dos funcionários públicos;

– Trabalho home office ou sistema de revezamento, por todos os servidores públicos cujas atribuições possam ser exercidas dessa forma;

– Fechamento de bares, comércios e serviços que não sejam essenciais;

– Suspensão das aulas, eventos públicos e atividades esportivas;

– Suspensão da concessão de férias regulares e licença prêmio, banco de horas e folga de aniversário para servidores públicos da rede municipal de saúde e segurança pública por tempo indeterminado;

– Empresas de transporte coletivo devem manter funcionamento e têm que fazer higienização completa de todos os ônibus em todas as paradas de pontos finais;

– Liberação de medicamento nas farmácias municipais por 90 dias, sendo que dipirona e paracetamol estão liberados sem a necessidade de apresentação de receita às pessoas que apresentem febre;

– Suspensão de atividades religiosas;

– Compra de 5 mil testes rápidos para detecção do coronavírus;

– Decreto de Calamidade Pública.

Mais informações: www.santanadeparnaiba.sp.gov.br

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

3 thoughts on “Prefeituras tomam novas medidas de combate ao coronavírus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *