Pet friendly com etiqueta

*Por Tatianna Covolato

Muitas vezes consideramos fazer compras, almoçar ou mesmo dar um passeio na casa de outros e levar o nosso cãozinho conosco. Hoje está cada vez mais fácil encontrar locais pet friendly! No entanto, importante estarmos atentos às regras de boa convivência e respeito.

Antes de tudo, pratique as boas maneiras com o seu pet em casa. Sugere-se ensinar os limites e as boas práticas de como se comportar em ambientes sociais, seja com outras pessoas ou animais. Locais públicos exigem cães treinados.

Pratique a associação de comandos básicos de obediência ou redirecionar a atenção do seu animalzinho. Ele deverá ser capaz de sentar ou se deitar pacientemente ao seu lado, mesmo com distrações ao redor. Garanta que o seu cão não pule em ninguém ou puxe a coleira enquanto estiver no restaurante.

Separei algumas dicas que vão te ajudar a ter um programa mais tranquilo e proveitoso para ambos.

Antes de sair de casa, descubra se o seu amigo se encaixa nesse tipo de passeio. Portanto, conheça e respeite todas as restrições e políticas estabelecidas por cada estabelecimento ou centro comercial.

As praças de alimentação e ambientes onde há a presença de pessoas comendo, elevadores e banheiros poderão ser proibidos para animais que não são cães guia. Procure também saber se é permitida a entrada na loja antes de ir às compras. Com escadas rolantes, tenha cuidado para não assustar o seu pet ou causar acidentes, se preciso pegue-o no colo.

Mesmo que o seu pet tenha costume de ficar próximo a você, poderá ser necessário o uso de coleiras, guias ou focinheiras. Lembre-se também de que as necessidades de seu pet deverão ser feitas fora dos estabelecimentos. Sempre recolha a sujeira “produzida” por ele.

Algumas pessoas podem ter medo ou receio de animais, ainda que ele seja manso. É preciso compreender e respeitar. Por isso, não permita que ele se aproxime de alguém, a não ser que seja solicitado. Com crianças dobre a atenção, pois algumas brincadeiras podem levar a diferentes reações. Se necessário, oriente-as antecipadamente.

Se mesmo com todos os cuidados e precauções seu pet arranhar ou pular em alguém, assuma os cuidados e seja responsável por quaisquer incidentes causados.

Respeitando as regras, tenha certeza de que os nossos animais de estimação serão sempre muito bem-vindos.

Os pets devem aprender a respeitar o momento de refeição do seu dono, veja um local tranquilo e adequado onde ele possa esperar. Se junto a você, mantenha-o longe das mesas alheias, de garçons ou passagens. Caso seja necessário oferecer-lhe algo para comer ou beber, pergunte onde poderá fazê-lo e tenha o seu próprio utensílio.

Enquanto alguns donos são a favor de levar os seus pets em companhia, outros não veem tal necessidade, já que possuem outros programas como praças e parques em que eles podem passear tranquilamente. Neste caso, ao ficarem em casa aguardando o seu dono voltar, importante saber como o seu pet se comporta sozinho. Se necessário, converse com os vizinhos.

Do outro lado, caso esteja desconfortável com latidos do pet vizinho, seja diplomático e paciente, na maioria das vezes cães mantidos dentro de casa e depois colocados fora por um longo período, mudam o seu comportamento, podendo ficar ansiosos ou latir por atenção. É importante compreender e, se necessário, conversar de forma amigável com o vizinho. Caso permaneça interferindo no dia a dia, sugere-se consultar regras locais de como proceder.

Ao receber em casa, vale reforçar a higiene de pelos em sofás e organizar os brinquedos do chão. Se preciso, mencione haver animais em casa, alguns podem ter alergias ou simplesmente medo ou não curtir. Assim que a visita chegar à porta, procure conter o seu pet ou mantê-lo em outro local. Em ambientes sociais da casa, avalie o comportamento de seu pet quanto a ficar aos pés da mesa de jantar ou sofás. Nem todos poderão ficar à vontade. Faça desse momento um ambiente agradável para todos.

Visitando outras casas com o seu pet, apenas se especificamente convidado ou estiver claro com os anfitriões. Evite levá-lo de surpresa.

Em tempos de pandemia, fique longe de áreas movimentadas e mantenha a distância de outras pessoas. Caso alguém esteja na sua direção, sugere-se discretamente mover para o lado ou esperar a pessoa passar. Sempre peça permissão antes de acariciar outros animais.

Respeite as regras para um bom convívio entre animais e pessoas.

*Você pode encontrar mais dicas sobre atividades com temas de boas maneiras e etiqueta com a especialista Tatianna Covolato na sua página do Instagram @etiquettebytati (Executive & Etiquette Consulting) – Etiqueta Social, Corporativa e à Mesa.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *