O que fazer quando alguém dentro de casa tem Covid-19?

Por se tratar de uma doença com sintomas parecidos aos do resfriado e da gripe, a confirmação de que a pessoa está com coronavírus só pode ser feita após o diagnóstico com a coleta de materiais respiratórios. Caso alguém esteja com a doença na sua casa, alguns cuidados devem ser tomados, como explica a médica pneumologista da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Patrícia Canto Ribeiro:

– Não durma na mesma cama que a pessoa infectada. Se for possível, durma em outro cômodo. Se não for possível, mantenha uma distância de um metro e meio a dois metros.

– Não dividir nem compartilhar pratos, copos e talheres no meio das refeições com outras pessoas.

– Higienize a casa com água e sabão, água sanitária, principalmente as partes que são comuns que o doente também use, como o banheiro.

– Mantenha a casa sempre bem aberta e ventilada. Se puder, deixe entrar um sol.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas. Por isso, é importante o uso de máscaras, lavar bem as mãos e fazer uso do álcool em gel depois de manusear objetos e equipamentos.

Se você tem dúvida se está com coronavírus, ligue para 136 ou acesse o chat pelo site www.saude.gov.br/coronavírus

Fonte: Agência do Rádio Mais

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *