Novas habilidades para uma geração de alunos protagonistas

Até o final de 2022, haverá a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas brasileiras. Com foco na formação integral, habilidades socioemocionais passaram a ser oficialmente contempladas. As mudanças são positivas e trazem à tona algo que o Colégio Anglo Leonardo da Vinci sempre priorizou: o protagonismo e a autonomia do aluno na educação básica.

A BNCC reforça em todos esses ciclos que a escola deve ir além dos conteúdos tradicionais para atender a uma nova geração de alunos. Eles precisam fortalecer sua capacidade de comunicação, cooperação e, ao mesmo tempo, ampliar a sua consciência de si como sujeito, percebendo suas fortalezas e fragilidades, por exemplo.

Notem que interessante: isto significa trabalhar em sala de aula autoconhecimento, autocontrole, relacionamento interpessoal, empatia, entre outras habilidades essenciais no presente e que serão ainda mais necessárias no futuro.

Pensar em inteligência emocional é focar no aluno em sua totalidade. “É compreender que as emoções impactam em todas as experiências de aprendizagem. Por isso, a escola dá lugar para que seus estudantes expressem seus sentimentos e opiniões desde o Fundamental 1 até o Ensino Médio, de acordo com o repertório de cada fase”, ressalta Alexandra Cravenco, coordenadora do Ensino Fundamental 1, do Colégio Anglo Leonardo da Vinci.

Aluno protagonista
O que significa? O estudante não é um espectador, que somente escuta seu professor. Ele age, faz escolhas, resolve problemas e é orientado a buscar o conhecimento por conta própria. Com isso, os talentos individuais e a autoconfiança são cultivados diariamente desde a infância até a adolescência. Algo que fará toda a diferença ao longo da jornada na escola e formação.

Na prática
No Ensino Fundamental 1, as crianças aprendem a identificar sentimentos e a construir relações saudáveis de amizade. Com o programa O Líder em Mim, o Colégio Anglo Leonardo da Vinci trabalha o conceito de que toda criança pode ser um líder de sua vida e desenvolve as habilidades socioemocionais.

“O aluno é encorajado a fazer escolhas e a enfrentar desafios. Assim, ele supera dificuldades e toma consciência de suas capacidades. Vemos como o aprendizado é potencializado em um ambiente saudável e rico em troca de experiências no grupo”, explica Alexandra.

No Ensino Fundamental 2 e Médio, os jovens vivenciam oficinas, debates e trabalhos de campo que estimulam a responsabilidade, o pensamento crítico e o respeito às diferentes ideias. O diálogo é constante e todos têm espaço para compartilhar e contribuir.

Além disso, com a BNCC, a organização curricular no Ensino Médio passou a ser mais focada no cotidiano e a interdisciplinaridade é, de fato, uma estratégia para potencializar o ensino e aprendizagem.

“Além do foco forte na preparação para os vestibulares, que fazemos com tradição e excelência, o nosso aluno, ao longo do Ensino Médio, aprende novas formas de estudar e de organizar a sua agenda semanal de tarefas. Vivencia, ainda, diversos projetos que estimulam o processo criativo e a inovação, comprometidos com o fomento de soluções para inúmeros desafios ambientais e sociais da vida contemporânea”, finaliza o diretor da unidade Alphaville, Alcir Caria.

As experiências são constantes e a BNCC já é realidade!

Mais informações:

Colégio Anglo Leonardo da Vinci Alphaville – Fundamental 1 e 2
Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 3.482 – Alphaville
Tel.: (11) 4153-7739 e (11) 97401-2637
www.angloalphaville.com.br

Colégio Anglo Leonardo da Vinci Alphaville – Ensino Médio
Al. Amazonas, 868 – Alphaville
Tel.: (11) 2858-3450 e (11) 94332-6616
www.estudenoanglo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *