Vacinas para crianças e adolescentes: campanhas começam dia 8/08 em Barueri

vacinas Barueri
Foto: Ricardo Santos/ Secom

Já estão disponíveis as vacinas para crianças e adolescentes da região, através da campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da campanha Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.

Complementando o calendário de eventos, no dia 20/08 acontece o dia “D” de Mobilização Nacional. As vacinas podem ser encontradas nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde de Barueri, de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento de cada unidade.

Terão acesso às vacinas crianças e adolescentes menores de 15 anos, população que detém baixos índices de cobertura vacinal tanto em Barueri como no resto do país. 

Vacinas disponíveis

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, tais como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras. 

Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, “é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado neste calendário”.

Ela completa alertando para o fato de que muitas doenças foram erradicadas do Brasil e do mundo através da vacinação, e caso as pessoas parem de se vacinar, há o risco destas doenças ressurgirem.

O Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do SUS – Sistema Único de Saúde, sendo um dos poucos países no mundo a oferecer à população uma grande variedade de imunizantes, específicas para cada fase da vida. 

Covid-19

A campanha de vacinação acontece junto com a realização da imunização contra a Covid-19, sendo que podem ser administradas de maneira simultânea com as demais. A Prefeitura está vacinando contra a Covid-19 as crianças a partir de cinco anos e também disponibiliza a quarta dose (ou segunda dose adicional) para adultos a partir dos 35 anos.

Nesses casos, a vacina pode ser tomada após quatro meses da terceira dose. Quem teve Covid recentemente precisa aguardar 30 dias após o fim dos sintomas, e aqueles que estiverem com sintomas gripais também precisam esperar a interrupção desses sinais.

Acesse a relação das Unidades Básicas de Saúde com os respectivos horários e endereços para a imunização clicando aqui.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

vacinas Barueri
Foto: Ricardo Santos/ Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?