Saiba como funciona a gestão do trânsito em Barueri!

trânsito em barueri
Foto: Divulgação/ Semurb

A Prefeitura de Barueri investe constantemente em ações de melhoria para melhorar a fluidez do trânsito em todos os bairros da cidade. Para isso, é feito um extenso trabalho de planejamento, gestão, manutenção, sinalização e fiscalização da mobilidade urbana do município, através do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). 

A fiscalização do fluxo de veículos é feita 24h por dia, através de um sistema de câmeras espalhadas pela cidade e monitoradas pelo Centro de Controle e Operações Integradas (CCOI), e conta também com o trabalho dos agentes de trânsito do município. Além das câmeras, drones também são utilizados, e todo esse aparato é destinado a auxiliar no processo de elaboração de sinalização viária e a identificar possíveis locais de congestionamentos e acidentes.

“A Engenharia tem por finalidade a organização da fluidez de trânsito, proporcionando tranquilidade e comodidade a todos os usuários da via, sobretudo pedestres e motoristas, indistintamente”, afirma o secretário da Semurb, Valter de Oliveira.

Sistema inteligente de semáforos melhora ainda mais o trânsito em Barueri

Os semáforos recebem uma atenção diferenciada por parte do DET, que pode monitorar e alterar em tempo real o tempo de permanência dos semáforos no vermelho ou no verde de acordo com a necessidade de cada via. Esse trabalho é feito pelos agentes da Divisão de Dispositivos Eletrônicos, responsáveis por estudar cada cruzamento e as reais necessidades de cada via ou região da cidade.

“A Engenharia de Tráfego, ao lado da Educação e da Fiscalização, forma um dos vértices do trinômio do trânsito, essencial para a segurança viária”, destaca o secretário da Semurb.

Além disso, todos os semáforos dispõem de acesso remoto, sendo possível fazer alteração de tempo e reiniciar o controlador à distância, caso o semáforo esteja no modo intermitente.

A cidade também conta com 20 semáforos de sistema “inteligente” nos bairros de Alphaville, Jardim Silveira e no Centro. Este sistema inteligente funciona assim: ele adapta automaticamente o tempo de abertura dos semáforos de acordo com a quantidade de veículos e libera o fluxo, explicam os técnicos do DET.

Os moradores da cidade também podem colaborar com a fluidez do trânsito através dos canais de atendimento da Prefeitura, solicitando reforço de sinalização horizontal (pintura viária, instalação de placas, lombadas, entre outros) ou expondo outras necessidades de trânsito em seus bairros.

Fale com a Prefeitura clicando aqui.

trânsito em barueri
Foto: Divulgação/ Semurb
trânsito em barueri
Foto: Divulgação/ Semurb

 

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?