Serviço de Registro Geral do Animal completa 10 anos em Barueri

registro geral do animal Barueri
Foto: Divulgação

Desde 2011, a Prefeitura de Barueri oferece, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), o Registro Geral do Animal (RGA). O RGA é um documento que permite a identificação dos animais dos moradores e permite o acesso aos serviços de saúde veterinária. A identificação por meio do registro e do microchip são medidas muito importantes em casos de perda ou abandono de animais. 

“Atualmente, temos mais de 53 mil animais registrados no município. Isso mostra o tamanho da nossa responsabilidade como sociedade com nossos queridos pets, que são mais um membro da família”, ressalta o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (o Bidu). O secretário reforçou a importância do RGA como mecanismo de segurança tanto para os pets quanto para seus tutores.

A emissão do documento é gratuita e o cadastro pode ser feito pelo site Portal Pet. Porém, é necessário que o tutor esteja com o Cadastro Cidadão atualizado. Também é possível conseguir o RGA pelo Ganha Tempo. Para isso, é preciso agendar o atendimento e comparecer no prédio que fica na Rua Henriqueta Mendes Guerra, 550, no centro da cidade. É necessário apresentar um documento original com foto, o CPF, comprovante de endereço recente e endereço de e-mail válido.

A importância do registro

Os benefícios do documento são inúmeros. Além de ajudar na busca por animais perdidos e prevenir o abandono, o RGA é usado para agendamento nos mutirões de castração gratuitos disponibilizados a cada dois meses pela Prefeitura. É usado para marcação de consultas de rotina no Cepap I (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), localizado na rua Vera Cruz, 340, Bairro dos Altos. 

Por meio do registro é possível conhecer o tamanho da população de cães e gatos da cidade e, desse modo, programar ações adequadas. Essa informação é usada para verificar a disponibilidade dos serviços veterinários públicos e identificar animais em situação vulnerável. Segundo a Prefeitura, a estimativa é de que em Barueri tenha um cão ou gato para cada cinco pessoas.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *