Santana de Parnaíba continua investindo em tecnologia nas áreas de segurança e mobilidade urbana

Santana de Parnaíba segurança
Foto: Secom Santana de Parnaíba

Considerada a mais segura da região metropolitana entre as cidades do estado com mais de 100 mil habitantes pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (dados coletados no primeiro semestre de 2022), Santana de Parnaíba segue investindo em tecnologia para garantir a segurança de seus moradores.

Unindo estas iniciativas dentro de um único equipamento, foi criado o Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal – GCM, que possui a seguinte estrutura:

  • Centro de Monitoramento da GCM: com funcionamento de 24 horas por dia, atende solicitações ou flagrantes de vandalismo, acidentes de trânsito.
    O sistema é composto por 48 câmeras instaladas na área comercial e bancária de Alphaville, 49 câmeras instaladas na extensão de vias em Alphaville/Tamboré, nove câmeras instaladas na rodoviária central da cidade, 15 câmeras modelo DOME instaladas no Centro Histórico e em pontos essenciais de fiscalização, além de 40 câmeras instaladas nos Parques Municipais.
  • Sistema Detecta: câmeras equipadas com radar que identificam situações suspeitas, como veículo furtado, roubado ou envolvido em ação criminosa; proprietário de veículo com mandado de prisão e proprietário de veículo com registro de desaparecimento. Os equipamentos também auxiliam na fiscalização eletrônica do trânsito.
  • Sistema de despacho de ocorrências do Centro de Comunicação da GCM, que viabiliza o atendimento das demandas cotidianas, inclusive com previsão de tempo de resposta para cada atendimento.
  • Aplicativo Parnaíba Segura: agiliza os registros de ocorrências, facilita a comunicação de denúncias e a solicitação de ajuda para as mulheres sob a guarda da Patrulha Maria da Penha. Conta também com S.O.S Magistrado, promovendo mais segurança.
Mobilidade urbana também é prioridade em Santana de Parnaíba

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos – SEMUTRANS desenvolveu diversas ações voltadas ao uso da tecnologia de inteligência artificial, e trouxe inovações na área de mobilidade urbana que proporcionam mais fluidez no trânsito, segurança aos pedestres e motoristas, facilidade no tráfego de veículos e economia significativa para a cidade.

Em 2021 foi desenvolvida a Central de Inteligência de Trânsito – CIT, que acompanha em tempo real os acontecimentos nas vias públicas da cidade, como:

  • Monitoramento de fluxo inteligente com 25 pontos de fiscalização no município e nos pontos de acessos à cidade, permitindo ação imediata das forças de segurança quando necessário.
  • Rádio Comunicador, que possibilita a comunicação com as equipes de apoio ao trânsito, relatando eventos como problemas na sinalização, locais interditados. O uso de letreiros digitais facilita o trabalho em conjunto com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Samu e Bombeiros.
  • Centro de Controle Operacional SEMUTRANS – 40 câmeras voltadas para o monitoramento de radares, que possuem tecnologia de contagem e classificação de veículos.
  • Implantação de semáforos com contadores digitais, cronômetros que ajustam o tempo dos cruzamentos conforme horário e quantidade de veículos que estão passando.
  • Implantação de 14 controladoras de semáforos inteligentes com IHM e WIFI, sistemas de programação à distância ou local, permitindo a integração de dados à central de inteligência.
  • Implantação de sete pontos com lombadas eletrônicas, dispositivos ligados diretamente à CIT que informam a velocidade média dos veículos.
  • Central de monitoramento do transporte público, que fiscaliza a localização dos ônibus municipais, rotas e tempo de viagem.
  • Acompanhamento da quantidade e do perfil de passageiros transportados nas linhas municipais, agrupando os dados por dia, semana e mês. Estes dados são classificados demograficamente de acordo com a utilização do bilhete único.
  • Travessias de pedestre com botoeiras de sinal sonoro, facilitando o uso e garantindo a segurança de cidadãos com necessidades especiais.

Como forma de melhorar o trânsito e oferecer novas formas de mobilidade à população,  30 km de ciclovias foram instaladas nos bairros de Alphaville e Fazendinha. Está prevista a construção de mais 35 km de ciclovias na cidade em breve.

Santana de Parnaíba segurança
Foto: Secom/ Santana de Parnaíba

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?