Procon de Barueri adota agendamento on-line para otimizar atendimento

Procon de Barueri adota agendamento on-line para otimizar atendimento
Foto: Secom / Barueri

O atendimento no Procon de Barueri, ligado à Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), agora está mais rápido. Para isso, foi preciso promover medidas de gestão iniciadas durante a pandemia, como a adoção do agendamento digital. Assim, surgiu um novo processo de recebimento das reclamações dos consumidores muito mais eficiente e efetivo.

“Temos registro de uma resolutividade de 80% dos casos que chegam a nós”, disse Katia Tomita, coordenadora do Procon de Barueri. A maioria, tanto no ano passado quanto neste ano, diz respeito a cobranças indevidas por parte da ENEL, empresa de distribuição de energia elétrica.

 

Prazos de 20 a 30 dias

Atualmente, quando é feita uma reclamação, o Procon abre uma CIP (Carta de Informações Preliminares), encaminha para a empresa que está sendo contestada e aponta um prazo de 20 a 30 dias para a resposta. Depois disso, os técnicos do Procon avaliam se o caso é de promover uma audiência de conciliação ou de remeter o assunto à Justiça, geralmente o Tribunal de Pequenas Causas.

Apesar de o agendamento digital ser o principal e mais utilizado recurso para o atendimento no Procon, o recebimento de queixas de forma presencial ainda pode ser feito no prédio do Ganha Tempo, setor amarelo, onde fica o Procon de Barueri.

 

Agendamento on-line

Para agendamento no Procon Barueri, o munícipe pode acessar a página do Ganha Tempo no site da Prefeitura. Ou no site do próprio Procon estadual, clicando aqui. Outro endereço eletrônico disponível é o do site vinculado à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, ligado ao Ministério da Justiça. Ao protocolar o agendamento da queixa no sistema, o cidadão também é informado sobre quais documentos devem ser levados quando for ao órgão, o que agilizou ainda mais o atendimento.


Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:
https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.