Santana de Parnaíba recebe prêmio na “Mostra Brasil, aqui tem SUS”

premio santana
Foto: Secom/ Santana de Parnaíba

Durante os dias 12 e 13 de julho, profissionais das cinco regiões do país se reuniram na UNIDERP de Campo Grande para contar e ouvir sobre experiências que demonstram a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de lidar com os desafios cotidianos, como também de responder à maior crise sanitária da atualidade. A 17a. edição da “Mostra Brasil, aqui tem SUS” premiou o município de Santana de Parnaíba por ações desenvolvidas durante a pandemia.

A cidade foi premiada como melhor experiência do Estado de São Paulo pelo trabalho “Enfrentamento à Covid nas escolas de Santana de Parnaíba – SP: O PSE como protagonista”. 

O PSE, Programa Saúde na Escola, contribui para a formação dos estudantes, com ações de prevenção e promoção da saúde nos colégios da rede pública. A premiação consiste na realização de um documentário para a Série WEBDOC “Brasil, aqui tem SUS”.

Ainda durante a mostra, o município apresentou o trabalho “Grupo de psicoterapia com enlutados: movimentando-se através da dor”, criado durante a pandemia de Covid-19 para servir como um canal de apoio, alívio e fortalecimento para que as pessoas atravessassem o processo do luto de forma assistida.

Sobre a mostra: confira as informações publicadas pelo Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

 A “Mostra Brasil, aqui tem SUS” reúne centenas de profissionais de saúde, que se deslocam dos seus estados de origem para compartilhar experiências e aprender pela troca.

Todos os interessados em conhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios podem participar, através de experiências que demonstram sua diversidade e complexidade. 

Podem apresentar seus trabalhos os profissionais que tiveram suas experiências selecionadas durante as Mostras estaduais realizadas pelos Cosems em diversos estados do país. Nos locais onde não há Mostra, uma comissão local seleciona os trabalhos que representam seu estado na 17ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”.

Todos os trabalhos selecionados são apresentados oralmente. As apresentações ocorrem em sessões de dez minutos, podendo os autores fazer uso de recursos audiovisuais. Ao final de cada turno de apresentações, é destinado tempo para comentários dos especialistas convidados e debate entre os congressistas.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?