Pix Garantido: ainda em fase de testes, nova função permitirá que consumidores parcelem suas compras

Imagem: adrianosiker.com/shutterstock.com

O Pix é um sistema de pagamento que rapidamente conquistou os brasileiros. Lançado pelo Banco Central (BC) em 2020, não demorou para que se tornasse um dos meios de pagamento mais utilizados no país devido a gratuidade e agilidade do serviço. Previsto para ser lançado este ano, o Pix Garantido, modalidade que permite que os usuários parcelem suas compras, pode novamente impactar o comércio. Isso porque a funcionalidade simula o uso de um cartão de crédito e permite que os consumidores tenham a possibilidade de parcelar e programar suas compras. Além disso, pode representar mais um passo rumo ao fim do cartão físico.

Disponível 24 horas, 7 dias por semana, o Pix permite, entre outras coisas, a transferência e recebimento de dinheiro de forma rápida e sem cobranças de taxas pelo uso do serviço. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, o Pix é o segundo meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, atrás apenas do pagamento em dinheiro. Os dados da pesquisa foram divulgados em agosto de 2021.

Será a primeira função de crédito da ferramenta. O projeto está em fase de teste no ambiente experimental de inovações financeiras do Banco Central. Segundo previsão do BC, o novo Pix com a função crédito deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. 

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.