Novo orquidário de Barueri divulga planos de preservação das espécies e educação da população
O Bairro dos Altos, em Barueri, vai ganhar um novo orquidário que visa preservar a biodiversidade da família Orchidaceae, cujas espécies nativas no Brasil têm diminuído consideravelmente.
O local também deve funcionar como instrumento de educação ambiental para a comunidade, permitindo que os moradores da cidade conheçam os tipos de orquídeas lá existentes e suas características.
Ainda com foco na educação, serão realizados eventos que visam orientar o público sobre o cultivo e a preservação da saúde das plantas, como palestras, exposições e debates ministrados por especialistas no assunto.
No plano de atividades previstas para o local, estão os intercâmbios com instituições como o Jardim Botânico, orquidários e congêneres para cultivo e preservação do acervo municipal.
Para o diretor do local, Renato May, ”o orquidário viabiliza a preservação da biodiversidade da família Orchidaceae, contando com exemplares de espécies nativas, de outras regiões do Brasil e até de exemplares exóticos de outros continentes a serem adaptados e cultivados no nosso ambiente. E sua criação será, a meu ver, mais um atrativo cultural, social, econômico e turístico para o município, visto o enorme interesse pelo conhecimento através do cultivo e manutenção do fantástico mundo das orquídeas”.
Obras do orquidário em andamento
A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) está à frente da construção do orquidário, que começou em 2020 e ainda não tem data para inaugurar. A área de 300m² tem capacidade para até 15 mil plantas, mas a ideia é ampliar esse número para 20 mil no futuro. Caso a ampliação dessa capacidade se concretize, será possível viabilizar a doação de mudas para a comunidade.
Quando o orquidário estiver pronto, a visitação ao local ocorrerá via agendamento e com acompanhamento de monitores. São esperados em média mil visitantes por mês. As escolas da rede municipal também serão convidadas a visitar, e receberão palestras educativas sobre cada planta.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: