Ressignificar o luto: essa é a proposta do Memorial Jardim da Vida, recém-inaugurado em Santana de Parnaíba

Ressignificar o luto: essa é a proposta do Memorial Jardim da Vida, recém-inaugurado em Santana de Parnaíba
Fotos: Divulgação

Dar adeus a um ente querido é um dos maiores desafios da vida. Foi passando por esse momento de dor que a arquiteta e urbanista Adriane Lupetti Mendes Marques decidiu ressignificar o momento da despedida criando o Memorial Jardim da Vida, um espaço de homenagens póstumas com pacotes de serviços personalizados que propõe que as pessoas não passem por experiências tão traumáticas quanto às suas.

“Quando minha mãe faleceu, além de toda dor emocional e dos trâmites burocráticos, vivenciei na pele tudo aquilo que as pessoas não devem passar. Desde o reconhecimento do corpo no hospital, feito de forma desumana, até o tratamento que nos foi dado durante a preparação e cerimônia, quando nada saiu como gostaríamos”, conta Adriane, que também é investidora e administradora do Memorial Jardim da Vida.

O empreendimento, inaugurado no início deste ano e localizado na região do Tamboré, a 15 minutos de Alphaville, já estava em construção quando Adriane precisou lidar com a perda. “A ideia já era a de oferecer um serviço diferenciado, mas diante das lições que minha família e eu tivemos, compreendi melhor as necessidades que um momento como esse exige”, explica.

 

Serviço diferenciado

Ressignificar o luto: essa é a proposta do Memorial Jardim da Vida, recém-inaugurado em Santana de Parnaíba

O Memorial Jardim da Vida cuida e acompanha os familiares do início ao fim da despedida. O serviço é iniciado assim que os familiares entram em contato para comunicar a morte de um ente querido, quando uma equipe se desloca até essa família para tratar de tudo, dos processos burocráticos e da logística que inclui até translado nacional ou internacional.

Para Adriane, o custo emocional de ter um apoio direcionado é impagável. “O que a minha equipe deseja é que todo o processo seja menos traumático do que já é naturalmente. Nosso compromisso é cuidar bem das famílias e transformar o momento da despedida em um ato de amor, construindo memórias repletas de significado”, explica.

Ressignificar o luto: essa é a proposta do Memorial Jardim da Vida, recém-inaugurado em Santana de Parnaíba

Entre os serviços oferecidos, está a organização da cerimônia de homenagem, que pode incluir a presença de violonista e pianista, cremação, arranjos florais diferenciados feitos pela designer Luciana Thibes, buffet com diferentes menus como bebidas quentes, sopas, sanduíches e doces, memoriais digitais e até câmeras de transmissão full time para familiares e amigos que estejam em outros países ou impossibilitados de comparecer.

Salas com ar-condicionado, lareira, aromaterapia, som ambiente também fazem parte do serviço prestado além de um plano onde você pode escolher em vida como você quer que seja sua homenagem e deixar tudo pago para a tranquilidade da sua família.

 

Memorial vivo

Outro diferencial do Jardim da Vida para ressignificar o luto e o elo entre familiares e amigos é a transformação da sepultura de quem se ama na plantação de muda de uma árvore nativa. Para isso, o espaço utiliza urnas biodegradáveis para armazenar as cinzas, que são plantadas em um grande gramado que se transformará em um bosque onde os parentes podem prestar suas homenagens póstumas. “Nós ressignificamos a despedida criando um memorial literalmente vivo. A árvore vai se tornar um novo símbolo de conexão, preservação da história e da memória do ente falecido”, explica Adriane.

As árvores recebem um QR Code que leva a um aplicativo que, além de registrar as memórias e biografia, possibilita à família montar sua árvore genealógica.

Outros destinos para as cinzas

Ressignificar o luto: essa é a proposta do Memorial Jardim da Vida, recém-inaugurado em Santana de Parnaíba

Além da possibilidade do plantio da árvore, as cinzas podem ganhar outros três destinos: serem levadas para casa em urnas personalizadas, feitas pela ceramista Liesel Schambaher Triska, ‘descansarem’ no cinzário ou serem depositadas em urnas hidrossolúveis para familiares que desejam aspergir as cinzas em local com água, assim, o recipiente se dissolve e as cinzas se espalham.

“Nosso compromisso é cuidar bem das famílias e transformar o momento da despedida em um ato de amor, construindo memórias repletas de significado. Nós nascemos para fazer diferente”, finaliza Adriane.

Memorial Jardim da Vida
Av. Honório Álvares Penteado, 3.396 – Santana de Parnaíba, SP
Tel. (11) 4118-6060
Instagram @memorial.jardimdavida
www.mjdv.com.br

#publi

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.