IPVA 2022 poderá ser parcelado em até cinco vezes em São Paulo

Foto: Canva

A partir de janeiro de 2022, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser parcelado em até cinco vezes. O anúncio foi feito no último sábado, 11, pelo governador João Doria, durante coletiva de imprensa realizada em Santos, litoral de São Paulo. A mudança deve ser publicada no Diário Oficial ainda nesta semana. Antes da alteração, o pagamento poderia ser feito em até três vezes. 

Ainda de acordo com o governador, a medida também se aplicará ao licenciamento de novos veículos, a partir do dia 2 de janeiro de 2022.

Em 2022, o IPVA ficará, em média, 25% a 30% mais caro em São Paulo. O imposto é baseado no valor do veículo na tabela Fipe que reúne os preços médios dos automóveis. A alíquota no estado para veículos à gasolina ou flex é de 4%. 

Em outubro deste ano, a inflação ao motorista era quase o dobro do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Segundo o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), unidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os itens envolvidos com aquisição e manutenção de veículos subiram quase o dobro da inflação geral nos últimos 12 meses. Os principais vilões do bolso do motorista foram os combustíveis e a compra de automóveis novos. A gasolina subiu 40,46% desde novembro do ano passado, já o etanol registrou 64,45% de aumento. O gás natural veicular (GNV) teve aumento de 37,11% nos últimos 12 meses. Comprar um carro novo está em média 11,27% mais caro e adquirir uma motocicleta nova teve aumento de 7,85%. Os dados são do IPC-10 da FGV.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *