Inadimplentes podem perder passaporte e CNH

inadimplentes inadimplência STF CNH passaporte Alphaville
Perda de documentos por inadimplência pode ser efetivada por meio de ordem judicial. Foto: Canva

O plenário do STF – Supremo Tribunal Federal decidiu pela constitucionalidade do dispositivo do Código de Processo Civil – CPC, que autoriza o juiz a determinar “medidas coercitivas” para pessoas inadimplentes, por meio de ordem judicial. Entre as medidas previstas estão a perda de documentos como passaporte e Carteira Nacional de Habilitação – CNH, além da impossibilidade de participação em concursos públicos e licitações.

Inadimplentes devem apresentar soluções para pagamento de dívidas

O ministro Luiz Fux, relator do processo, afirma que as medidas são legais “desde que não avancem sobre direitos fundamentais e observem os princípios da proporcionalidade e razoabilidade”. Segundo o ministro, a adequação da medida deve ser analisada caso a caso, e qualquer abuso na sua aplicação poderá ser coibido mediante recurso.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI, que questionava essas medidas, foi proposta pelo PT, mas o STF julgou o pedido improcedente. Por lei, qualquer dívida, independentemente de sua origem, pode ser cobrada judicialmente, caso o devedor não apresente alternativas para dar fim ao débito.

inadimplentes inadimplência CNH passaporte stf Alphaville
Ministro Luiz Fux diz que as medidas devem ser aplicadas com razoabilidade. Foto: BBC/ Reprodução

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?