Estudo aponta Barueri como a cidade mais competitiva do Brasil

Barueri é cidade mais competitiva do Brasil
Foto: Divulgação

A cidade de Barueri, localizada na zona oeste da região metropolitana de São Paulo, lidera o Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios. Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estudo está em sua segunda edição e foi lançado oficialmente na manhã de hoje, 22, e divulgado com exclusividade pelo jornal O Estado de São Paulo.

Barueri é o primeiro dos 411 municípios com mais de 80 mil habitantes avaliados no levantamento, seguido por São Caetano do Sul (SP) e Florianópolis (SC). No ano passado, quando foi realizada a primeira edição do Ranking baseado nos municípios, Barueri também ficou à frente em todo o Brasil.

“Pela segunda vez consecutiva, Barueri é a cidade mais competitiva do Brasil. Estamos felizes em iniciar a semana com esse indicador positivo, especialmente por saber que a lista do Centro de Liderança Pública (CLP) avalia 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, onde vivem mais da metade da população do País. Essa notícia nos motiva ainda mais a gerar oportunidades e criar programas para nossa gente”, declarou o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB).

O estudo analisa três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia) e 13 pilares (Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações) que se dividem em 65 indicadores.

O coordenador de competitividade do CLP, Lucas Cepeda, informou que o ranking serve como ferramenta de avaliação da gestão pública pela população, para construção de políticas públicas e atração de investimentos privados. Segundo Cepeda, 23 dos 27 Estados usam a lista para desenvolver políticas públicas. O CLP também divulga, há dez anos, um ranking dos Estados mais competitivos. “Várias empresas e instituições de fomento estão olhando para o ranking para decidir a alocação de investimentos”, disse. 

Segundo o levantamento, dentre os 100 municípios mais competitivos, 49 são do Estado de São Paulo e a maioria deles fica nas regiões Sul e Sudeste.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *