Defesa Civil de Barueri alerta para calor extremo e fortes chuvas até o dia 19/11

Defesa Civil de Barueri alerta para calor extremo e fortes chuvas até o dia 19/11
Previsão de altas temperaturas segue até quinta-feira. Foto: Lourivaldo Fio/Secom.

 

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barueri, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), alerta para o calor extremo no dia de hoje, 16/11, e a baixa umidade relativa do ar (URA). Há ainda previsão de fortes chuvas e com rajadas de vento até o dia 19/11.

 

Calor extremo no estado de São Paulo

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o estado de São Paulo está entre as regiões que recebem o alerta de perigo para o calor extremo nesta quinta-feira, 16/11, com máximas de 39° C e sensação térmica de 40° C. A umidade relativa do ar é de 30% no período da tarde.

É necessário dar atenção especial para animais, crianças e idosos. Recomenda-se constante hidratação com água, refeições leves, dar preferência a banhos frios e evitar aglomerações.

 

Fortes chuvas e tempestades 

A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta de tempestades e rajadas de vento intensas com validade entre sexta-feira e domingo, de 17 a 19/11. As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h.

A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.

Já para as condições de chuvas, na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, acumulados devem ser de 100 mm. Em São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira de até 150mm. Baixada Santista, 120 mm. Para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 mm. São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara, 80 mm. E para as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, 70 mm.

 

Medidas preventivas

Algumas medidas podem prevenir acidentes. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas.

Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes.

Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: 
https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?