Alunos de Barueri conquistam 36 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática
Alunos da rede municipal de ensino de Barueri se destacaram e conquistaram 36 medalhas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo cinco de ouro, 12 de prata e 19 de bronze.
A entrega das medalhas ocorreu em junho, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, na capital do Rio de Janeiro, e contou com a presença de 654 estudantes do país inteiro. A edição contou com mais 18 milhões de alunos que participaram da competição ao longo do ano letivo de 2023.
Os alunos de Barueri vencedores da medalha de ouro foram:
- Christian Hugo Teixeira da Silva, da Emef Levy Gonçalves de Oliveira;
- Ezequias Fernandes Martins dos Santos, da Fieb Professora Dagmar Ribas Trindade;
- Gabriela Duarte Rocha, da Emeief Vereadora Elisabet Titto;
- Giovani Bertini Alves de Moraes, da Fieb Professora Dagmar Ribas Trindade;
- Kaio Eugenio Fernandes de Lima, da Emef Armando Cavazza.
Bi medalhista na OBMEP
Essa é a segunda medalha de ouro de Christian Hugo Teixeira da Silva, que participou da edição da OBMEP de 2022, repetindo o feito na edição 2023. “Ganhar foi gratificante! Toda a minha família acreditou em mim. Desde a minha primeira participação na OBMEP, em 2022, me apaixonei pela matemática e o apoio dos meus pais e dos professores foi o diferencial. A meta é o terceiro ouro”, disse o bi medalhista.
Mel Almeida, a diretora do Departamento de Projetos da Secretaria de Educação de Barueri, afirma que não se trata apenas de ganhar medalhas, mas a conquista abre portas para um futuro promissor dos estudantes. “Só o fato e ser medalhista abre-se a porta de colégios particulares, bolsa de estudos em universidades. Muitas vezes não precisam fazer o Enem e podem conseguir bolsa de estudos, inclusive fora do país”, destaca Mel.
Os professores das escolas medalhistas também são premiados. “É muito gratificante a gente entender que um aluno pode chegar nesse nível, mesmo vindo de uma comunidade, muitas vezes de uma escola periférica. Eu falo para os alunos que todos podem chegar lá e voar alto”, declarou o professor de matemática Wanderley Lopes da Silva, que atua na Emef Armando Cavazza.
Confira todos os medalhistas da 18ª edição da OBMEP clicando aqui.
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/