Barueri cria nova secretaria para cuidar da Mobilidade Urbana

mobilidade-urbana-barueri
Foto: Divulgação – Prefeitura de Barueri (SECOM)

A fim de sanar mais do que simples problemas de trânsito, a Prefeitura de Barueri criou a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) por meio da Lei Complementar, Nº 518, de 23 de fevereiro de 2022. A Secretaria tem como objetivo dar ênfase ao conceito de mobilidade urbana, entendendo e resolvendo as complexidades relacionadas ao deslocamento de pessoas e de veículos nas vias públicas. 

Segundo o novo secretário, Valter de Oliveira, a prioridade neste momento é aprimorar o trabalho na gestão da mobilidade no munícipio, tendo como meta a permanente diminuição no número de sinistros, tanto de veículos como de pedestres. 

O secretário explica que o conceito de mobilidade urbana é muito mais abrangente, indo além das questões mais diretas que envolvem o trânsito. “Nosso foco é cuidar justamente dos deslocamentos de pessoas para os mais variados fins (comerciais, pessoais, lazer, profissionais) utilizando todos os modais, ou seja, automóvel, bicicleta, ônibus, etc.”. 

A condição das vias públicas também é uma condição abrangida no conceito da mobilidade urbana, bem como a infraestrutura viária, a qualidade do transporte público e outros elementos de locomoção e de bem-estar das pessoas. 

Um ponto importante de ser lembrar e que condiciona o trabalho da nova secretaria é que Barueri tem uma população estimada de 280 mil habitantes e 208 mil veículos registrados, além de outros 80 mil “flutuantes” que passam pelo município vindos de outras cidades, trafegando em 527 quilômetros de vias. 

Hoje, o trabalho da Semurb, assim como já vinha sendo desenvolvido pela Coordenadoria Técnica de Trabalho, se dá em três principais pontos:  

  • Levantamento permanente dos pontos críticos nas vias a fim de direcionar as ações contra acidentes e vítimas; 
  • Integração dos bancos de dados do município referentes à mobilidade urbana (guarda civil, secretarias e afins) e de outros órgãos estaduais (Polícia Militar, delegacias de polícia, etc.); 
  • Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que formalizará as principais diretrizes de atuação da pasta. 

A Semurb possui quatro departamentos: operacional, engenharia de trânsito, educação para o trânsito e transporte diferenciado (táxis e veículos escolares). Dessa forma, permitindo que o 360º em relação às melhorias possam ser executadas. 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?