Memorial 17 de Julho: homenagem às vítimas do Voo TAM 3054
Nesta segunda-feira, 17, uma das maiores tragédias da aviação brasileira está completando 10 anos. Para homenagear as 199 pessoas mortas no acidente com o voo TAM JJ3045, a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM 3054 realizou no último sábado, dia 15, um evento no Memorial 17 de Julho, ao lado do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Construído em volta da única árvore sobrevivente no local do acidente, o Memorial recebeu o evento que começou com uma oração e seguiu com diversas homenagens feitas, inclusive, por moradores de Alphaville, como apresentação de samba de roda de Santana de Parnaíba, escultura de um anjo feito de barro, pintura, poesia, hasteamento da bandeira com escoteiros, mensagem da Paróquia Bom Pastor, entre outras.
Uma das ações mais emocionantes foi a colocação de orquídeas na Árvore da Vida, feita pelo morador de Alphaville Flávio Molica, que cultiva as plantas no Alphaville Tênis Clube. “Ele nos ofereceu várias orquídeas e ainda providenciou a colocação na única árvore que sobrou no acidente da Tam, enfeitando o V da Vida dos seus troncos”, comenta Silvia Masseran, que perdeu uma filha na tragédia.
“Pedi indicação no grupo Alphaville & Arredores e me forneceram esse contato que jamais esquecerei. O Flávio é um vizinho maravilhoso, que não só nos deu dicas sobre orquídeas como fez essa linda ação. Quem cuida com amor dessas belezas só poderia ter um gesto assim de respeito à vida. Foi pura emoção para todos nós, as 199 famílias que perderam entes queridos. Essa árvore presenciou aos seus pés a morte de tantos amados e agora recebe o carinho de uma pessoa mais do que especial que terei o máximo prazer de abraçar, conhecer e agradecer. Tenho gratidão imensa também a esse grupo de vizinhos anônimos tão dedicados que nos possibilita mais aproximação. É a vida brotando no Memorial”, se emociona Silvia.
Hoje, amigos e familiares das vítimas passarão o dia ao lado do símbolo da vida. A seguir, alguns cliques do evento.
Fotos: Silvia Masseran
Esse evento será inesquecível. Parabéns Silvia Masseran Xavier e seu esposo Archelau Xavier que, não obstante as diversas dificuldades que tiveram, seguiram madrugadas, dias e noites adentro cuidanão de cada detalhe. Dedico, aqui, especial carinho à cantora lírica Giovanna Maira que tirou esse dia ainda mais especial!