Home office: como deixar a atividade mais produtiva
Quem não está habituado a fazer home office pode acabar se atrapalhando com distrações que uma residência oferece. Por isso, se você está trabalhando em casa pela 1ª vez, vale seguir algumas dessas dicas para ser mais produtivo:
– Organize um espaço. Se não tiver um cômodo só para isso, escolha um lugar para ser seu canto de trabalho e fique o mais longe possível da rotina do lar.
– Pense no conforto: assento confortável e um apoio para o computador são básicos, tanto para a sua saúde como para sua produtividade.
– Se tem filhos, combine algumas regras com a família para evitar interrupções. Vale um aviso como, se estiver com fone de ouvido, não é para ser interrompido, por exemplo.
– Nada de pijamas. Vista-se apropriadamente como quando era necessário sair de casa.
– Estabeleça uma rotina de trabalho, com horário para começar e terminar o expediente, bem como seu horário de almoço.
– Use a regra 90/20: a cada 90 minutos de trabalho, faça uma pausa de 20 minutos. É importante que o período de 90 minutos seja o mais produtivo possível, com foco total, sem parar para ver e-mails ou mensagens. Deixe para tomar um café ou mexer nas redes sociais no momento da pausa.
– Organize uma lista de afazeres de acordo com as prioridades. Faça imediatamente o que é urgente e importante; programe-se para fazer o que é importante, mas não é urgente; postergue o que não é importante nem urgente; e delegue o que é urgente, mas não é importante. Risque da lista assim que feitos.
– Fuja de distrações, como verificar o celular, responder mensagens de Whatsapp ou acessar as redes sociais. Use o telefone apenas quando necessário. O mesmo vale para televisão, mantenha o aparelho desligado durante o expediente.
Photo by bongkarn thanyakij from Pexels
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