Home office com etiqueta! Acompanhe algumas dicas

Por Tatianna Covolato*

Agora que o mundo inteiro se adaptou ao trabalho remoto, ficou mais evidente a importância da etiqueta no home office. Alguns hábitos diários em ambientes de escritórios, como o cumprimento de mãos, trocar cartões e posturas na mesa de trabalho, foram substituídos pelas atitudes em frente às câmeras e pela utilização ainda mais frequente dos smartphones.

Acompanhe algumas dicas de como trabalhar de casa neste tempo de pandemia.

Levantar-se e pronto: importante manter a sua rotina como se fosse ao trabalho “fora de casa”. Trata-se de um excelente hábito pessoal e ato de respeito com as pessoas nas quais convive. Além disso, o deixará preparado para reuniões inesperadas, entregas em casa ou mesmo saídas de última hora. Em reuniões por videoconferência com clientes, fornecedores ou colegas, o ideal é estar com a vestimenta adequada para a ocasião. Ficar de pijama, vestir-se pela metade ou mesmo não cuidar da aparência física poderá causar constrangimento para a outra parte em caso de necessidade da abertura da câmera, além de causar má impressão sobre seu profissionalismo. Cuide de sua imagem pessoal.

Definir o local de trabalho: mesmo com espaços limitados, é importante ter o seu local de trabalho definido. Tal atitude permitirá uma organização espacial do seu material de trabalho, além de minimizar interrupções desnecessárias, pois todos de casa entenderão que este espaço é o seu “local de trabalho”. Enrolar-se no sofá ou apoiar-se na cama estimula o descanso, o relaxamento e dúvidas se está mesmo trabalhando. Verifique também o seu cenário atrás das câmeras, eventuais frases da sua caneca ou títulos dos livros da sua biblioteca. Sempre apropriados à ocasião.

Respeite seus horários: quando estamos envolvidos em algum projeto, frequentemente esquecemos de fazer uma pausa para a refeição. Gerencie o seu tempo de home office como se estivesse em um dia de trabalho “fora de casa”. De fato, na atual circunstância, podemos ser mais flexíveis, mas seguir uma rotina trará muitos benefícios para você. Tal atitude permitirá aos seus familiares, amigos e colegas entenderem o momento mais apropriado para entrar em contato com você. Da mesma forma, evite contatar pessoas fora do horário comercial para assuntos profissionais. Tenha em conta o fuso horário e lembre-se de que, embora a flexibilidade funcione e possa ser conveniente para você, o envio de um e-mail ou mensagem de texto não necessariamente será respondido fora do horário comercial.

Celular: procure reler mensagens de WhatsApp antes de enviar. Evite palavras em caixa alta e deixar o tom de que está gritando. Em situações formais, como contatos profissionais, avalie se aquela mensagem tem a urgência de uma ligação. Áudio, no ambiente profissional, guarde para momentos em que digitar seja realmente inviável. Assunto polêmico, os áudios são difíceis de revisar, inclusive se estiver com pressa. E, apesar de prático para quem fala, é mais trabalhoso ouvir um áudio do que ler mensagens objetivas. Ao celular, fique longe do banheiro, cuidado com o som de descargas ou enviar mensagem de áudio. Evite deixar a mensagem de que está em uma situação de maior intimidade.

Hora das videoconferências: seja pontual. Importante ter um moderador para que todos possam falar. Lembre-se de utilizar o recurso de levantar a mão. Ao entrar, não se esqueça de cumprimentar a todos e, ao sair, se despedir. Em uma sala lotada, o ideal é que o microfone seja ligado apenas quando o usuário for falar, o que evita eco da fala de outros e ruídos externos. Caso apareça companhia, ou seu pet pulou no seu colo, filho entrou na frente da câmera, não precisa pedir desculpas. Mantenha o foco da reunião – fazem parte da sua casa. Demonstre atenção ao assunto sendo tratado e foco na câmera. Cuidado com as multitarefas em frente às câmeras e distrair outros: comer ou cozinhar, ficar nas mídias sociais pelo celular, jogar videogame, espreguiçar ou alongar o pescoço. Seja a sua melhor versão!

*Acompanhe mais dicas de Etiqueta por Tatianna Covolato na sua página do Instagram @euvibytati_etiquette (Executive & Etiquette Consulting Tatianna Covolato, especialista em Etiqueta Social, Corporativa e à Mesa).

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *