Café do Brasil: festival na capital celebra nossa bebida favorita

café do brasil festival
Foto: Canva/ Banco de Imagens

Você sabia que o Brasil ocupa o primeiro lugar na produção e na exportação de café em todo o mundo?

Somente em agosto de 2022, exportamos 139,8 mil toneladas de grão não torrado. Entre janeiro e agosto deste mesmo ano, a receita cambial dos cafés diferenciados atingiu US$1,292 bilhão, correspondendo a 22% do total das exportações de todos os tipos cultivados por aqui.

Somos atualmente responsáveis por ⅓ da produção de grão tipo Arábica no mercado global, o que nos confirma aquilo que já sabemos há tempos: o cafezinho é a melhor bebida do mundo e nós podemos provar. Mas como tudo começou?

Após chegar ao Brasil no século 18, trazido da Guiana Francesa, o grão encontrou no estado de São Paulo condições climáticas favoráveis para seu cultivo. A proximidade da capital com a cidade de Santos facilitava o escoamento da produção através do porto, o que contribuiu significativamente para que hoje sejamos o mais importante país do mundo neste setor.

Durante os séculos 19 e 20, esta foi a principal base econômica da capital e do Brasil. A produção trouxe um cenário favorável para investir em atividades ligadas à indústria e ao desenvolvimento do comércio interno, acelerando o crescimento do estado.

Festival do Café

Como forma de celebrar a importância do grão na história da cidade, a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo promove a 3ª edição do Festival do Café no Triângulo SP, que traz 30 cafeterias em seu roteiro e programação. O Festival é uma excelente oportunidade para visitar o centro histórico de São Paulo e degustar diferentes tipos da bebida, acompanhada de doces e salgados diversos, graças ao grande número de estabelecimentos que participam desta edição. O evento acontece entre os dias 27/09 e 01/10, e você pode consultar a programação clicando aqui.

O Triângulo SP é um recorte especial do centro histórico paulistano, onde estão os principais prédios da cidade, em locais como o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco. Nesta região encontram-se pontos turísticos como o Museu Anchieta, Farol Santander, Centro Cultural Banco do Brasil, Mosteiro de São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo, Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Sampa Sky, entre outros.

Paladar apurado

Num relatório elaborado pelo Sebrae e publicado em 2019, região Sudeste é a maior consumidora dos cafés especiais, com 45% do consumo total do país, seguida pela região Nordeste, com 22%, e o Sul, com 17%. Centro-Oeste e Norte têm 8% do consumo cada uma. Segundo estudo feito pela consultoria Euromonitor, o mercado brasileiro premium tem crescido de forma acelerada. Apesar disso, a maior parte do consumo doméstico ainda é da bebida tradicional.

As características que diferenciam o produto premium são: sofisticação na produção, seleção qualificada dos grãos, origem do grão, produção com certificado de qualidade e maior proximidade com cafeicultores. Além disso, o produto premium apresenta diferenciais em termos de fragrância, sabor, acidez, corpo e no conceito final do produto.

No Brasil, o consumo anual de café premium gira em torno de 70 mil toneladas, o que representa de 5% a 10% do consumo total no setor. Esse consumo cresce 15% ao ano, enquanto o consumo da bebida tradicional aumenta 3,5% ao ano.

Nos últimos anos, houve um crescimento significativo do interesse dos consumidores por lotes de pequenos produtores, lotes especiais, aromatizados e blends diversos. O que antes parecia inatingível ao público em geral, hoje está disponível através das inúmeras cafeterias que oferecem a bebida em receitas super elaboradas, que vão dos espressos bem tirados aos drinks da bebida gelada com álcool.

Aqui em Alphaville, lugares como ,INC. Café e o The New York Coffee já se provaram parada obrigatória para quem circula no bairro, e muitas outras cafeterias da região prometem uma experiência diferenciada para quem curte variar o cafezinho de casa de vez em quando. E você, qual o seu lugar preferido para tomar um cafezinho aqui em Alphaville? Conte para nós nos comentários!

festival café
Foto: Nathan Dumlao/ Unsplash

(Fontes: iCafé, CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, Festival do Café, Revista Cafeicultura)

*Datas, horários e preços sujeitos a mudanças. Consulte sempre a programação no site dos responsáveis pelos eventos.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?