Festa da Padroeira Santa Ana começa neste sábado

Comemorações da festa terão atividades religiosas e culturais, além de atrações diversas para o público.
festa padroeira
Foto: Secom/ Santana de Parnaíba

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fará nos dias 23 a 26 de julho a tradicional festa da Padroeira Santa Ana, que é considerada avó de Jesus. As festividades ocorrerão no centro da cidade e prometem movimentar o final de semana dos fiéis e dos moradores de Santana de Parnaíba.

A grande data é 26 de julho, onde é feita a celebração para a Santa Ana, sendo um dia repleto de paz e alegria, com repique dos sinos da Igreja Matriz, alvorada, café caipira, santa missa, procissão, quermesse, show musical e encerramento com queima de fogos.

O evento faz parte do calendário da Secretaria de Cultura e Turismo, que ao longo do ano realiza diversas festas comemorativas tradicionais na cidade, como Corpus Christi, a Romaria de Santo Antônio do Suru e a Festa do Cururuquara, em louvor a São Benedito. Para mais informações entre em contato no telefone: 4622-8700.

Sobre Santa Ana

Santa Ana foi a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Santa Ana era de família descendente do sacerdote Aarão e esposa de São Joaquim que, por sua vez, era descendente da família real de Davi. Este casamento representava a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus.

Santa Ana era estéril e só conseguiu dar à luz a Virgem Maria já em idade avançada, depois de seu marido se retirar em penitência e receber a visita de um anjo que lhe diria que suas preces seriam atendidas, e assim o casal conseguiu conceber.

O culto à Santa Ana começou no Oriente. No século VI, foi erguido um templo em sua homenagem pelo imperador Justiniano, em Constantinopla. Ela é venerada como a padroeira das mulheres casadas, especialmente as grávidas, tornando seus partos rápidos e bem sucedidos. É também protetora das viúvas, dos navegantes e marceneiros.

Em 1584, o papa Gregório XIII instituiu uma festa em homenagem à Santa Ana, comemorada no dia 26 de julho. Este mês passou a ser denominado “Mês de Santa Ana”.

Santa Ana teria falecido pouco depois de apresentar Maria no Templo, consagrado a Deus, quando a filha estava com apenas três anos de idade.

 

*Datas, horários e preços sujeitos a mudanças. Consulte sempre a programação no site dos responsáveis pelos eventos.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?