Pró-Sangue promove Semana do Doador de Sangue 2021

Semana do Doador de Sangue
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 25, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para homenagear essas pessoas, a Fundação Pró-Sangue promoverá a Semana do Doador de Sangue. O evento acontece de 22 a 27 de novembro e, além da homenagem, o objetivo é estimular a doação de sangue. Segundo o Pró-Sangue, a ideia é aumentar o volume do estoque para que não venha faltar sangue em dezembro, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de fim de ano. 

Dentre as ações que fazem parte da programação, há a campanha da Hello Kitty que se estende até o final do mês. No posto Clínicas foi disponibilizado um painel decorativo para que o público possa fazer uma foto com a personagem.

Além da Hello Kitty, o evento conta com outras surpresas. As unidades de coleta receberão uma decoração especial com os Balões São Roque. Neste ano a Dona Dêola com os seus bolos, os sucos Muppy da Hyde Alimentos e o Brownie do Luiz ajudarão a incrementar a bandeja do lanche.

A Semana do Doador de Sangue também contará com o apoio de algumas empresas, como a Copag, Med Pro, Klasmé, Pronova Cosméticos, Bombril, Unity Brindes, Leitura na Grama e Grupo DPC do Brasil que mais uma vez vestiram a causa e resolveram prestar uma homenagem aos doadores de sangue.

Dentre as atrações confirmadas para este ano no posto Clínicas, encontram-se: os músicos Zulupa e Roy(24/11); o Mágico Irineu e os palhaços Dr. Carrapato e Dr. Carequinha (24/11); o Coral da Polícia Militar – PM (25/11); a palhaça Nininha (25/11); o Coral da Guarda Civil Metropolitana – GCM (26/11); a Banda Dona Florinda e a Gentalha (27/11); e a Leitura na Grama (27/11). Programação sujeita à alteração.

Para divulgação do evento, a Pró-Sangue conta com o apoio da Artesp, Agência BETC e Agência Amper.

Até o momento de publicação desta matéria, os dados da última atualização da posição do estoque são da última quinta-feira, 18. Nível estável para sangue dos tipos AB+, AB-, B+. Nível de alerta para tipo A+. Nível crítico para sangue dos tipos O+, O-, A-, B-.

Quem tiver interesse em participar do evento deve fazer o agendamento online da sua doação pelo site da Pró-Sangue e reservar a sua vaga no sistema. A fundação reforça que a doação de sangue continua sendo segura e que os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos. É preciso usar máscara nos postos de coleta como medida de proteção contra o Covid-19.

Requisitos básicos para doação de sangue

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização)
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  •  Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
  •  Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

Confira em quais situações não é possível doar sangue em: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar.html

 

Saiba onde estão os postos de coleta

A Pró-Sangue possui seis postos de coleta localizados em São Paulo, Guarulhos, Osasco e Barueri. Todas as bolsas coletadas nesses locais são direcionadas para a central, localizada no Hospital das Clínicas de São Paulo. No local, elas são fracionadas e ficam aguardando liberação para serem distribuídas aos hospitais da rede pública estadual e demais instituições abastecidas pela Pró-Sangue.

Posto Clínicas

Endereço: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar – Cerqueira César – São Paulo

Funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 18h

Sábados, feriados e emendas das 8h às 17h

Fechado aos domingos

Clique aqui para agendar sua doação

– Estacionamento para carros para os candidatos à doação e doadores. Permitido durante o período de permanência no posto de coleta e mediante disponibilidade de vaga: De segunda a sexta-feira dentro do Complexo do HC, no bolsão de automóveis identificado para o doador de sangue, próximo ao Prédio dos Ambulatório, mediante disponibilidade de vaga (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, altura do número 50). O acesso ao local é pela Portaria 1 – InRad (que fica no início da Rua Dr. Ovídio Pires de Campos) ou pela Portaria da Av. Rebouças, 600.

Sábados, feriados e emendas de feriado: dentro do Complexo do HC, em qualquer vaga amarela que estiver livre, exceto as identificadas e destinadas aos veículos de emergência. O acesso ao local é pela Portaria 1 – InRad.

– Estacionamento para motos para candidatos à doação e doadores durante o período de permanência no posto de coleta mediante disponibilidade de vaga: 5 vagas gratuitas sujeitas à disponibilidade e sem cobertura de seguro, em área específica dentro do HC, reservada para esse tipo de veículo. O local fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, antes da cancela, do lado esquerdo, com acesso ao local pela portaria da Av. Rebouças 600.


Posto Regional de Osasco

Endereço: R. Ari Barroso, 355 – Presidente Altino – Osasco

Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 16h30

Sábados das 8h às 16h

Fechado aos domingos e feriados

Clique aqui para agendar sua doação

Posto Barueri

Endereço: R. Angela Mirella, 354 Térreo – Jd. Barueri – Barueri (* próximo à Av. Sebastião Davino dos Reis)

Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 16h (somente com agendamento)

Fechado aos sábados, domingos e feriados

Clique aqui para agendar sua doação

Posto Mandaqui

Endereço: R. Voluntários da Pátria, 4227 – Mandaqui – São Paulo

Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 16h30

Fechado aos sábados, domingos e feriados

Clique aqui para agendar sua doação

– Estacionamento para carros (três vagas) para os candidatos à doação e doadores. Permitido durante o período de permanência no posto de coleta e mediante disponibilidade de vaga. De segunda a sexta-feira dentro do posto Mandaqui. Para chegar ao local é necessário acessar a entrada do complexo hospitalar (ao lado do posto Mandaqui) e virar a primeira direita no portão verde.

Posto Stella Maris

Endereço: R. Maria Cândida Pereira, 568 – Itapegica – Guarulhos

Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 16h

Fechado aos sábados, domingos e feriados

Clique aqui para agendar sua doação

Posto Dante Pazzanese

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – São Paulo

Funcionamento: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 13h (somente com agendamento)

Clique aqui para agendar sua doação

– Estacionamento para carros para os candidatos à doação e doadores. Permitido durante o período de permanência no posto de coleta e mediante disponibilidade de vaga. De segunda, terça, quinta e sexta-feira na Av. Dr. Dante Pazzanese, 244, ao lado da entrada do hospital. 

 

Condições de doação de sangue para pessoas com deficiência

1) pessoas com mobilidade reduzida: doar preferencialmente no posto Dante Pazzanese ou posto Osasco;

2) pessoas com deficiência auditiva, que saibam se comunicar em Libras, doar no posto Clínicas: enviar e-mail para Fale Conosco antes de agendar a doação, informando o dia e horário em que pretende doar; depois fazer prévio agendamento; e

3) pessoas com deficiência visual ou baixa visão, que saibam ler Braille, doar nos postos Clínicas, Mandaqui, Dante Pazzanese, Osasco e Barueri.

Para mais informações acesse: http://prosangue.sp.gov.br/home/ ou pelo Alô Pró-Sangue 11 4573-7800.

Fonte: Fundação Pró-Sangue

 

SERVIÇO  

Evento: Semana do Doador de Sangue

Data: 22 a 27 de novembro 

Horário e Endereço: Informações sobre o funcionamento e o endereço dos postos de coleta aqui

 

*Datas, horários e preços sujeitos a mudanças. Consulte sempre a programação no site dos responsáveis pelos eventos. 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *