A etiqueta corporativa e sua importância
Por Tatianna Covolato*
Dominar habilidades relacionadas à etiqueta corporativa aperfeiçoa as relações interpessoais, transmite confiança e, por consequência, aumenta a produtividade nas equipes. Sem elas, poderíamos, possivelmente, perder um cliente, uma parceria ou mesmo uma promoção.
Por isso, é importante saber navegar nas mais variadas situações, com todos os tipos de pessoas, e saber colocar-se no lugar do outro. Seja qual for a posição que ocupa, lembre-se de que representa a empresa na qual trabalha. Veja alguns dos pontos importantes na etiqueta corporativa:
Pontualidade
Esteja atento aos horários e evite atrasos, tanto para chegar ao trabalho como na entrega de tarefas ou participação em reuniões, demonstrando comprometimento e respeito. Em caso de imprevistos, entre em contato com o responsável o quanto antes.
Celular e mídias sociais
Evite muitas ligações pessoais e, caso ocorram, busque um local privado e um tom de voz baixo. Cuidado com o toque do celular, se necessário, mantenha o aparelho no modo silencioso. Preserve informações confidenciais e abstenha-se de publicar comentários e fotos relacionados ao ambiente corporativo.
Imagem pessoal
Procure acompanhar as recomendações do código de vestimenta da empresa. Sorria, deseje bom dia, seja educado e cordial com todos. Construa relações saudáveis, respeite as diferenças, reconheça um trabalho bem feito e elogie as pessoas.
Postura e tom de voz
Andar de forma calma, abrir e fechar as portas sem ruído, pedir licença antes de entrar na sala de alguém são algumas ações que demonstram o respeito pelo ambiente e pelas pessoas. Evite falar alto ou de maneira que possa constranger os outros. O tom da voz não deve ser tão baixo que mal se ouça nem tão alto a ponto de incomodar. Evite gestos como apontar com o dedo ou levantar as mãos para se fazer entender.
Interação social
Saiba ouvir e dar espaço para que outros possam expressar opiniões, valorize contribuições e mantenha contato visual. A interação social positiva é um poderoso instrumento para fortalecer e restaurar relações, seja com a equipe ou com os clientes, contribuindo para o bem-estar e para a produtividade de todos.
*Tatianna Covolato é especialista em etiqueta social, corporativa e à mesa. Siga no Instagram @euvibytati_etiquette
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Às sextas, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Que demais!! Adorei o artigo!! 🙂