Escorpião: o que fazer se você for picado por um?

Com a chegada da temporada mais quente do ano, chega também o período de reprodução de escorpiões, quando a incidência de ataques costuma ser maior, com casos até mesmo dentro de residências na região de Alphaville.

Fui picado. E agora?
Quem for picado deve procurar imediatamente o serviço médico mais próximo do ocorrido ou ir ao Hospital Vital Brazil, que fica no Instituto Butantan, em São Paulo.

Enquanto não chega ao serviço de saúde para passar por avaliação médica e receber a sorologia correta, o Instituto Butantan recomenda fazer compressas mornas e tomar analgésicos para aliviar a dor. Também vale se manter deitado e calmo, se hidratar com água e manter o local da picada elevado.

O que fazer se encontrar um escorpião?
Se encontrar um animal peçonhento dentro de casa, deve-se manter a calma, isolar o local onde ele estiver para que ninguém tenha contato e chamar o serviço de zoonoses do município. Enquanto contata e espera pelo setor competente, a pessoa deve tentar monitorar à distância os movimentos do animal para não perdê-lo de vista, mas sem ações bruscas que possam intimidar ou assustá-lo, provocando uma reação.

Como evitar o seu aparecimento?
Uma forma de minimizar o aparecimento dos escorpiões é manter a área ao redor da casa livre de entulhos, madeiras, telhas e tijolos. Assim, eles têm dificuldade para se abrigar e encontrar alimentos, como ratos e baratas, que também proliferam em lugares com acúmulo de lixo e entulhos.

Contatos:
Hospital Vital Brazil – Instituto Butantan
Av. Vital Brasil, 1.500. Butantã – São Paulo
Tel.: (11) 2627-9529

Zoonoses de Barueri
Tel.: (11) 4198-5679

Zoonoses de Santana de Parnaíba
Tel.: (11) 4154-6889

Foto: Pixabay

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *