Dia Mundial da Água: é sobre conscientização

agua-escassez-dia-mundial
Foto: Pixabay – Qimono

Hoje, 22/3, é comemorado o Dia Mundial da Água e o objetivo principal dessa data é conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos e, sendo assim, a urgência do uso consciente e da interrupção da poluição de rios e afluentes. A data, por sua vez, surgiu em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 

Barueri atua fortemente na preservação da água, como é o caso da Nascente Modelo que fica localizada em Aldeia da Serra. Esta nascente é responsável pela alimentação de três lagos no bairro. Além disso, um trabalho muito importante é a preservação das Áreas de Proteção Permanente, do plantio de espécies nativas nas encostas de rios e córregos.  

A preservação da Área de Proteção Permanente tem função importante na criação de regiões de microclimas para produção de água por meio das chuvas e de lençóis freáticos. Como já é de conhecimento comum, a água é um recurso escasso e, por isso, é um dever de todos preservá-la.  

A adoção de atitudes simples no dia a dia individual da sociedade faz uma imensa diferença. Algumas dicas que podem ser seguidas para a preservação deste nosso bem natural são: tomar banhos curtos, utilizar pouca água na lavagem de quintais e calçadas, reaproveitar a água utilizada em máquinas de lavar e tanques na higienização de áreas abertas (quintais, varandas, garagens etc.) e muitas outras medidas.  

Preservar reservatórios naturais, somado às atitudes de consumo consciente, serão responsáveis pela preservação da água na atualidade e, também, no futuro, para que não tenhamos escassez.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.