Livros sobre política que iniciam as crianças em temas importantes de sua formação

livros sobre política para crianças
Foto: Canva/ Banco de Imagens

Neste final de semana teremos mais uma vez eleições gerais no país, e é muito comum que as famílias tratem a política como um “assunto de adultos”. Mas o fato é que, quanto mais cedo os pequenos entenderem conceitos relacionados aos deveres cívicos e aos temas mais importantes para a construção de uma sociedade justa e produtiva, melhor preparados eles estarão para votar corretamente no futuro. O Estadão fez uma seleção de 10 livros sobre o tema, que trazemos aqui. Ótima leitura!

Política para crianças: veja as recomendações

Eleição dos Bichos: Cansados dos abusos do Leão, os bichos decidem escolher um novo soberano para a floresta. A gota d’água foi quando descobriram que ele desviou água do rio para a piscina da própria toca! É aí que surge a ideia de fazer uma eleição para escolher um novo governante para a floresta. No páreo estão a Macaca, a Preguiça, a Cobra e o próprio Leão. Mas, para que tudo aconteça da forma mais democrática possível, terão que aprender tudo sobre esse processo tão importante.

O Reizinho Mandão: A morte de um rei sábio e justo leva ao trono seu filho mimado e mandão. Além de criar leis absurdas, seu autoritarismo faz o povo literalmente perder a voz. Com isso, o arrogante monarca se vê apenas falando sozinho. De tanto se sentir só, é obrigado a partir numa missão para encontrar alguém no reino que ainda saiba falar. Será que o povo recobrará sua própria voz?

O Que é Preciso para Ser Rei: Uma herança? Uma coroa? Um castelo? Ou será que é preciso também sabedoria, empatia, compaixão? Essas perguntas, que vão se sobrepondo ao longo da narrativa, vêm acompanhadas de pequenos conselhos sobre os quais podemos refletir, como a importância de saber partilhar ou o valor de ouvir e procurar compreender quem pensa diferente de nós. Num ano em que perdemos uma das mais queridas rainhas da história da humanidade, entender o que faz de uma pessoa um líder de seu povo se mostra mais do que necessário. Uma leitura para adultos e crianças.

Lá Fora: Muito tempo atrás, um reino onde não havia cor alguma era habitado por camaleões comandados por um imperador que mandava e desmandava à própria vontade. Entre suas determinações mais cruéis, estava a que proibia o povo de explorar o lado de fora do reino. Quando um camaleão se arrisca e vê um pouco do que o mundo guarda, encontra surpresas e cores que jamais imaginara existir.

Juntos e Misturados: Uma História de Galinhas: Certa manhã, uma catástrofe aconteceu. Marcel, o galo branco, sumiu! O caos se instala no galinheiro. Quem seria a culpada, a raposa ou a doninha? As galinhas brancas, pretas e ruivas se unem para contra-atacar… mas como irão se organizar?

O Protesto: O protesto é um grito silencioso. Dos minúsculos insetos aos animais de estimação, da floresta virgem ao rio da cidade, o silêncio ecoa por todo o lado. Conseguem ouvir? Qual será o motivo desse comportamento incomum?
A narrativa nos faz pensar sobre o impacto do ser humano no planeta em um apelo para nos unirmos contra a poluição e o desperdício, e semearmos o que mais tarde outros poderão colher.

A Democracia Pode Ser Assim: O livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. O texto se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e às questões sociais. A história elucida o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos.

Se os Tubarões Fossem Homens: O livro traz uma fábula moderna com pitadas de ironia e irreverência, nos fazendo pensar sobre a organização social do mundo, os valores éticos e as relações de poder. “Se os tubarões fossem homens, será que eles seriam mais gentis com os peixinhos?” é a pergunta que abre a reflexão e permeia as discussões tão relevantes para o cotidiano social.

Dicionário Fácil das Coisas Difíceis: Por causa da crise econômica, Luana não poderá ir à praia com a mãe. Mas o amigo André faz um convite especial: passar as férias escolares no sítio do avô argentino, que mora no Brasil. Serão dias repletos de aventuras em contato com a natureza, mas não somente. O aparecimento de um livro misterioso, escrito pelo avô para o filho na época da ditadura na Argentina e no Brasil, vai mostrar por que a economia e a política fazem parte da vida dos adultos e também das crianças.

(Fonte: Estadão e Amazon)

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail:

https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Assinar Newsletter
close slider

    Já se inscreveu na nossa Newsletter?

    O que você está esperando?