Pinacoteca de São Paulo ganhará um novo edifício em 2022

Pinacoteca de São Paulo
Foto: Reprodução Site Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo irá ganhar um novo prédio. O anúncio foi feito ontem, 23, pelo Governo do Estado de São Paulo. O novo edifício chamado de Pina Contemporânea terá potencial para atender até 1 milhão de visitantes por ano e se somará ao conjunto de edifícios da Pinacoteca de São Paulo, que hoje é composto pela Pinacoteca Luz e pela Pinacoteca Estação, um total de 22.041 m², com 9.112 m² de área expositiva. A previsão de inauguração é novembro de 2022.

A construção será custeada por uma composição de recursos entre o Governo de São Paulo e a iniciativa privada e é orçada em aproximadamente R$ 85 milhões. Segundo divulgado, o Estado investirá R$ 55 milhões. Com mais este espaço, a Pinacoteca de São Paulo se torna, em área e capacidade de público, um dos maiores museus de arte da América Latina.

A Pina Contemporânea terá duas galerias preparadas para exposições com obras de diversos portes e um centro para atividades socioeducativas. A Biblioteca e o Centro de Documentação do Museu, que hoje estão no prédio da Pinacoteca Estação, serão transferidos para duas amplas salas. O espaço também terá uma área de serviços com restaurante, loja e espaços comuns para livre circulação do público. Além disso, o projeto prevê o Jardim da Arte que conecta o prédio da Luz com o novo edifício.

No projeto estão mantidos os volumes arquitetônicos dos dois blocos de edifícios já existentes no terreno. Conectando esses dois blocos, haverá uma grande praça pública coberta com 1.339,2 m². Os antigos pavilhões serão restaurados e seus espaços internos reorganizados de modo a adaptá-los para o novo uso. Um subsolo e um mezanino complementam a proposta. Segundo comunicado à imprensa, a intenção foi criar um ambiente com todos os requisitos fundamentais para um museu do século XXI, mas que também fosse amigável, inclusivo, acessível e integrado ao parque da Luz e ao edifício da Pinacoteca Luz. O projeto é assinado pelo escritório Arquitetos Associados com a colaboração de Silvio Oksman.

 

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *