Covid-19: pais devem ficar atentos às mudanças comportamentais das crianças

Para manter as crianças saudáveis ​​durante a pandemia de Covid-19, é fundamental manter a vigilância sobre elas e observar qualquer sinal de mudança de comportamento ou mesmo sintomas da doença.

Segundo a pediatra Dra. Talita Cordeschi Corrêa, do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, o quadro em crianças pode ser assintomático ou apresentar febre, tosse seca, fadiga, obstrução nasal e dor de garganta. Já nos recém-nascidos infectados é comum ocorrer náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Para proteger os pequenos, a médica destaca que os pais devem seguir as medidas de prevenção recomendadas, como higiene frequente de mãos com água e sabão ou álcool gel, uso de máscara para maiores de 2 anos, evitar aglomerações e manter os ambientes arejados.

Além disso, é importante incentivar as crianças a manterem rotinas e atividades, com hora para iniciar e acabar e com pausas durante o dia para um momento de atenção mais especial de tempo junto, de conversa, de abertura para expor a fragilidade do momento e de brincadeiras e muita risada. “Outra dica é manter a criança socialmente conectada, em contato com amigos e familiares por telefone ou por vídeo “, comenta a pediatra.

A Dra. Talita finaliza dizendo que é preciso se atentar aos sinais de estresse ou mudanças de comportamento. “As crianças também são afetadas por todo estresse da situação atual, seja pelas mudanças repentinas de sua rotina ou pelo estresse dos pais frente a toda essa preocupação e incerteza. Por isso, é fundamental observar algumas alterações comuns como preocupação ou tristeza excessiva, isolamento dentro de casa, fuga de conversas e brincadeiras em família, hábitos alimentares e de sono pouco saudáveis, dificuldades de concentração, entre outros. Se a mudança comportamental está ocorrendo e empobrecendo o convívio familiar, está na hora de buscar ajuda”, destaca.

Foto: iStock

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *