Começa campanhas contra Pólio e de multivacinação para crianças e adolescentes

A Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação começou nesta segunda-feira, 5/10.

Para garantir a prevenção contra a poliomielite, as crianças entre 1 ano a menores de 5 anos deverão receber a “gotinha” (vacina oral, VOP).

Simultaneamente, a campanha de multivacinação é focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos 5 mil postos de saúde localizados nos municípios de SP com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A campanha vai até o dia 30/10, prazo definido pelo Ministério da Saúde. O Dia de Mobilização (“Dia D”) será no dia 17/10, com postos abertos no sábado.

Foto: Angelo Esslinger por Pixabay

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *