Coleta seletiva torna Barueri mais sustentável

Barueri tem um trabalho importante de sustentabilidade realizada com a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Prestadores de Serviço de Reciclagem de Lixo do Município de Barueri e Região: a Cooperyara.

A cooperativa sem fins lucrativos recebe material reciclável por meio da coleta seletiva de Barueri, separando e vendendo os itens para manter seu funcionamento. Atualmente são mais de 60 famílias que garantem seu sustento com um trabalho digno que leva qualidade de vida ao planeta.

Como funciona?
A coleta seletiva atende 100% da cidade com sete caminhões que passam duas vezes por semana em cada rua, recolhendo em torno de 12 toneladas de materiais recicláveis por dia. Ao chegar na cooperativa os caminhões despejam todos os resíduos em esteiras, onde ocorre a seleção e separação dos materiais.

Cada cooperado tem uma função especifica, fazendo com que todo o trabalho ocorra de forma ágil e eficiente. Esse conteúdo é levado para uma máquina de prensar, que transforma todos os descartes em grandes cubos. Depois a Cooperyara entra em contato com a indústria e o vende para o setor específico e o valor dessas vendas é dividido entre todos os cooperados.

O que é reciclável?
Além do plástico, papel, metal e vidro, itens como chapa de raio-X e eletrônicos, como TV, máquina de lavar, micro-ondas e computador também podem ser reciclados. Caso o munícipe tenha interesse, basta colocar direto no caminhão no dia da coleta ou levar até a cooperativa, mas a instituição reforça a importância de selecionar os materiais, pois muitas vezes eles acabam recebendo itens que não podem ser reciclados, como restos de alimentos e fraldas descartáveis, por exemplo. Os funcionários ressaltam a importância de destinar os materiais da forma correta, principalmente no caso do vidro, tentando sempre embalar e identificá-lo no intuito de evitar acidentes.

Colaborações
Graças à coleta seletiva de Barueri e à separação do material feito pela Cooperyara, centros de reciclagem, pessoas ou empresas podem comprar esse material para reaproveitá-lo, aliviando o impacto sobre o meio ambiente.

A Cooperyara se coloca à disposição de todos que queiram contribuir por meio do telefone (11) 4198-4053 ou do e-mail [email protected].

Para saber o dia e o horário que a coleta seletiva passa no seu bairro, acesse: http://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-servicos-municipais/limpeza-urbana

Foto: Lorivaldo Fio / Secom

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *