CNH em SP: Detran-SP retira baliza e autoriza carro automático em exame

CNH: O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou nesta segunda-feira, 26 de janeiro, novas medidas que buscam facilitar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As principais mudanças são a retirada definitiva da etapa de baliza e a possibilidade de realização da prova em veículos com câmbio automático.
Candidatos sem necessidade de adaptação veicular agora podem fazer o exame prático em carros automáticos cadastrados, ampliando opções diante do aumento desses veículos na frota e mantendo os critérios técnicos dos exames.
Já a principal alteração no percurso é a retirada definitiva da etapa de baliza. Com isso, o exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação. O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos:
- As conversões à direita e à esquerda;
- O uso correto de seta;
- A realização de “parada” em local permitido;
- Condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito.
CNH Paulista
O conjunto de atualizações tem foco em simplificação de etapas, redução de custos e melhoria da experiência do cidadão. As orientações devem ser observadas por todas as comissões examinadoras, com o objetivo de garantir padronização, segurança e correta aplicação do exame prático em todo o Estado.
As informações oficiais sobre o novo modelo, regras e orientações estão disponíveis na página da CNH Paulista.
Ficou mais barato tirar CNH em SP
Os novos motoristas já podem economizar tempo e dinheiro para tirar a CNH em São Paulo com as medidas adotadas para eliminar etapas e reduzir os custos, conforme publicação da norma da nova CNH pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em 10 de dezembro.
O Detran-SP, que já vinha estruturando novo processo para habilitação, viabilizou a aplicação do exame teórico em novo formato, a partir da implantação do curso on-line. No novo formato, o exame passou a ter 1 hora de duração e a exigir 20 acertos, não mais 21.
Outra medida adotada em São Paulo para se adequar à Lei da nova CNH foi a redução do valor cobrado para os exames médico e psicotécnico, limitando em R$ 90 por exame, realizados somente em clínicas credenciadas. Os valores representam uma queda de 30% e 40%, respectivamente, ao que era praticado.

Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2
Saiba também como divulgar conosco clicando aqui: https://alphavilleearredores.com.br/artigo/bairro-divulgar-em-alphaville/

