Cirurgiões testam com sucesso transplante de rim de porco em humano
Pioneira, a médica da Universidade de Nova York (NYU) transplantou o rim de um porco sem provocar rejeição imediata pelo sistema imunológico do paciente.
O procedimento envolveu o uso de um porco cujos genes foram alterados para que seus tecidos não contivessem mais uma molécula conhecida por provocar uma rejeição praticamente imediata.
A paciente receptora do orgão teve morte cerebral com sinais de disfunção renal e sua família consentiu ao experimento antes que ela fosse retirada dos equipamentos de suporte à vida.
O rim foi ligado à paciente e mantido do lado de fora do corpo por três dias, garantindo acesso aos pesquisadores.
Como resultado do teste, o rim produziu “uma quantidade de urina esperada” de um rim humano transplantado, e não houve evidências de rejeição vigorosa e quase imediata que já foi vista em rins suínos não modificados que foram transplantados para primatas não humanos.
O experimento deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal em um futuro próximo.
Fonte: CNN
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: https://bit.ly/2M4XhD2