ProUni abre inscrições – prazo vai até 4/08
Estão abertas as inscrições do ProUni, Programa Universidade para Todos do Governo Federal.
As inscrições vão até o dia 04/08, e os candidatos precisam preencher alguns pré-requisitos para ingressar no programa:
- É necessário ter feito o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 ou 2021, com desempenho mínimo de 450 pontos em cada matéria da prova.
- Não pode ter zerado sua nota de redação no ENEM nem ter participado do exame como treineiro.
O ProUni oferece bolsas parciais, de até 50%, e integrais. Os descontos são válidos para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.
Para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso, o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.
Já para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.
Mais regras do ProUni
De acordo com o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, para participar do ProUni os candidatos precisam ter cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Além disso, são elegíveis:
- Pessoas com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Professores da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
De acordo com matéria publicada no Guia da Carreira, o Programa Universidade para Todos (ProUni) já ajudou mais de 2 milhões de brasileiros a terem acesso ao ensino superior privado desde sua criação, em 2004. Todo ano, são concedidas mais de 250 mil bolsas.
Ainda de acordo com a matéria, as faculdades e universidades participantes do programa também precisam atender a alguns pré-requisitos. Para poderem ofertar bolsas através do ProUni, é necessário que as instituições sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e sejam bem avaliadas, além de estar com o cadastro em dia com o programa.
O ProUni só informa quais são as vagas disponíveis durante o período do processo seletivo. Se ele já estiver disponível, é possível consultar as faculdades que oferecem vagas na edição vigente do programa no site oficial do ProUni. Vale a pena ressaltar que as faculdades não têm nenhuma obrigação legal de oferecer vagas para todos os cursos que ela têm na sua lista de graduações e nem em todos os turnos.
Confira a matéria completa do Guia da Carreira aqui.
Censo Universitário do Brasil
De acordo com o portal do MEC – Ministério da Educação e Cultura, 8.033.574 alunos estão matriculados no ensino superior. O número supera a estatística de 2014 em 2,5%, quando havia 7.839.765 matriculados. São ofertados 33 mil cursos de graduação em 2.364 instituições de ensino superior. Confira o Censo completo clicando aqui.
Para acessar o site do ProUni, clique aqui e confira as demais informações do programa.
(Fontes: Guia da Carreira, Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, Portal MEC e Brasil 61).
Quer mais dicas e novidades de Alphaville e arredores? Inscreva-se na nossa newsletter! É grátis! Semanalmente, você receberá os destaques do A&A no seu e-mail: